Unidade Prisional

Começa a funcionar a UPMAX em Pedrinhas

Presídio é destinado a custodiados considerados de alta periculosidade e conta com 120 celas; os internos permanecem sozinhos em cada cela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
UPMAX conta com celas individuais e abertura superior pelas passarelas
UPMAX conta com celas individuais e abertura superior pelas passarelas (presídio)

São Luís - A primeira Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima (UPMAX), localizada na área de Pedrinhas, começou a funcionar este mês, embora tenha sido entregue desde o começo do ano pelo governo estadual, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O presídio é destinado a custodiados considerados de alta periculosidade e conta com 120 vagas, sendo uma cela por interno.

O secretário da Seap, Murilo Andrade explicou que a transferência de 15 internos da Unidade Prisional de Ressocialização 4 (UPSL 4) para a UPMAX, ocorrida na semana passada, deu início as atividades de funcionamento da primeira unidade prisional deste porte no Maranhão. No momento, há 46 presídios em todo o estado sendo administrados diretamente pela secretaria.

A UPMAX conta com 120 vagas, uma cela por custodiado. Há quatro pavilhões, abertura superior pelas passarelas, quatro torres de controle, quatro pátios de sol e mais duas celas de observação e triagem. Na permanência, além da entrada e saída, há aparelhos de segurança e de tecnologia como body scan e o raio X.

O presídio é destinado a internos de alta periculosidade e, de acordo com a Seap, estão ocorrendo de forma diária remanejamentos de custodiados, sob sigilo, por se tratar de operações integradas de segurança e de inteligência do sistema prisional.

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), os custodiados da UPMAX têm direito a receber visitas, mas, neste momento, devido à pandemia da Covid-19, elas estão ocorrendo por meio da internet, ou seja, visita virtual assistida. Os presidiários também vão participar de ações de humanização e ressocialização. Entre eles estão o projeto de “Remição pela Leitura”, aulas de alfabetização, cursos profissionalizantes na modalidade de Educação à Distância (Ead) e Assistência Religiosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.