Ação total

BPTur reforça policiamento em pontos turísticos de SL

Barreiras estão sendo realizadas diariamente para coibir crimes; 7.834 pessoas já foram abordadas e 1.731 veículos vistoriados pelos policiais militares

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Barreiras têm sido realizadas diariamente em pontos turísticos, como a Avenida Litorânea, em São Luís
Barreiras têm sido realizadas diariamente em pontos turísticos, como a Avenida Litorânea, em São Luís (barreira policial)

São Luís - O Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) reforçou o policiamento ostensivo na Avenida Litorânea, um dos principais pontos turísticos de São Luís. O reforço nas ações atingem também a Avenida dos Holandeses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e área da Praia Grande. O objetivo é evitar ocorrências de crimes. Do mês de março até o último dia 14 de abril, 7.834 pessoas foram abordadas e 1.731 veículos foram vistoriados.

O comandante do BPTur, tenente-cornel Emerson Bezerra, disse que as barreiras policiais foram intensificadas nos turísticos da cidade para prevenir ocorrências de grande vulto e em busca de apreender armas, drogas e prender criminosos, inclusive, foragidos.

Ele frisou que as barreiras na Avenida Litorânea são realizadas diariamente, em dois pontos diferentes, durante a manhã, tarde e noite. Este trabalho, além de contar com policiais militares a pé, tem o apoio de duas viaturas e do policiamento de bicicleta. Os veículos são parados e vistoriados.

Policiais militares estão presentes também no Terminal da Praia Grande, onde, segundo Emerson Bezerra, o policiamento é feito em viaturas e policiais a pé. Nas proximidades do Mercado do Peixe é realizada, de forma diária, a Operação Catraca. Policiais militares abordam transeuntes, vistoriam coletivos, motociclistas e veículos particulares, para inibir assaltos e tráfico de entorpecentes.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, as equipes do BPTur estão dando atenção redobrada na rede turística e hoteleira da capital. Este trabalho está sendo feito por meio de reuniões frequentes entre a Polícia Militar e os proprietários de hotéis e de agências de viagens. “Esse tipo de ação objetiva aproximar o batalhão da rede turística e hoteleira”, frisou o comandante do batalhão.

O batalhão conta ainda com o Grupo de Apoio ao Turista (GAT). Os militares desse grupo realizam rondas nos pontos e nos atrativos turísticos, além de hotéis de São Luís, com o objetivo de dar apoio aos turistas e garantir segurança nesses estabelecimentos.

Otimização
O tenente-coronel afirmou que ocorreram várias mudanças nos setores administrativos e operacional do batalhão, com o propósito de otimizar o policiamento, inclusive, para haver mais policiais nas ruas da capital.

Uma parte da tropa, que era empregada somente nos setores administrativos do batalhão, foi remanejada para outras áreas. No momento, esses policiais estão sendo usados nas ações diárias que ocorrem nas ruas da capital. “Esta foi uma das formas que possibilitou o aumento do efetivo de policiais nas ruas e também desencadear diversas operações com o objetivo de garantir a segurança do cidadão”, explicou.

Ele informou que as ações desencadeadas pelo batalhão durante o mês de março até o último dia 13 na Litorânea, na área da Praia Grande, Lagoa da Jansen e Ponta d’Areia resultaram na apreensão de 10 armas, 7.834 pessoas abordadas e 1.731 veículos vistoriados. Entre estes, 596 foram coletivos e 461 carros particulares.

SAIBA MAIS

Veículos vistoriados pelo BPTur (de março até o último dia 14 de abril)

Coletivos: 596
Táxi: 15
Motocicletas: 659
Carros particulares: 461

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.