Sua saúde

Dia Mundial da Voz: confira 5 sinais que podem indicar problemas de saúde

Nestes tempos de pandemia de Covid-19, manter a saúde vocal exige mais empenho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (voz)

São Luís - Amanhã, 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. É uma data para chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz. O fonoaudiólogo Cleyton Amorim, da Rede D'Or São Luiz, alerta que há sinais que podem ser indicativos de problemas e devem ser investigados em consultório.

"A voz diz muito sobre a saúde de uma pessoa. Um bom aparelho fonador indica saúde dos pulmões, do aparelho digestivo e do sistema neurológico, por exemplo. Por outro lado, há sinais na voz que podem indicar problemas", afirma o fonoaudiólogo.

Ele enumera cinco sinais principais: cansaço ao falar, pigarro, falha na voz, mudança no tom e rouquidão. "Estes sintomas podem indicar problema nos pulmões, refluxo gastroesofágico, tumores, doença nas cordas vocais, neurológicas, entre outras, e devem ser investigados por um fonoaudiólogo ou otorrino", alerta Cleyton Amorim.

Pandemia e a voz
Nestes tempos de pandemia de Covid-19, manter a saúde vocal exige mais empenho. "As pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação. Isto pode afetar a saúde vocal", observa o fonoaudiólogo do UDI Hospital.

Ele lembra também que surgiram novas demandas vocais e posturais com o excesso de vida on-line (aulas, palestras, reuniões, etc), o que exige uma atenção maior à saúde da voz.

Há ainda os pacientes de Covid-19 que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, e necessitam de reabilitação vocal. "Há a prevalência de lesão laríngea proporcional ao tempo que o paciente precisou ficar intubado, resultando em risco de disfonia (rouquidão) e disfagia (dificuldade para engolir) após a extubação", explica o fonoaudiólogo.

Cuidados com a voz
Para manter a saúde vocal, Cleyton Amorim orienta hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação equilibrada, dormir bem, evitar cigarro e bebida alcoólica, tomar muita água, não gritar e procurar um fonoaudiólogo ou otorrino em caso de rouquidão que não passa após 15 dias.

"A voz indica sua saúde, impacta nos relacionamentos e até no sucesso profissional. Assim como nós, a voz também envelhece e precisa ser bem cuidada!", resume o fonoaudiólogo Cleyton Amorim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.