TSE

Barroso anuncia licitação para compra de 176 mil urnas eletrônicas

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que amanhã será realizada audiência pública sobre o processo de licitação que comprará novas urnas para o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Presidente Luís Barroso anunciou compra de novas urnas durante sessão do TSE na manhã desta quinta-feira, 15
Presidente Luís Barroso anunciou compra de novas urnas durante sessão do TSE na manhã desta quinta-feira, 15 (TSE)

Brasília - Durante abertura da sessão de julgamentos desta quinta-feira, 15, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou ao Plenário sobre a licitação que será realizada para compra de novas urnas eletrônicas.

O ministro informou que a audiência pública que será realizada amanhã, às 14h, é o primeiro passo para o processo de licitação, que segue as exigências da Lei nº 8.666/1993. O objetivo da audiência é colher subsídios e informações de empresas especializadas e da sociedade em geral para o aprimoramento do projeto básico elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE.

A licitação ocorrerá por meio do Sistema de Registro de Preços e deve adquirir até 176 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022.

“As urnas têm prazo de validade e, portanto, precisamos renová-las periodicamente. Para evitar esse custo, já está constituído um Grupo de Trabalho que busca encontrar mecanismos e alternativas talvez mais baratas do que as urnas eletrônicas. Mas, até o momento, não temos nada que nos dê segurança plena e, portanto, ainda dependemos das urnas que têm se revelado seguras ao longo dos anos”, finalizou o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.