Nosso Centro

Nosso Centro: após polêmica, secretaria tira segurança privada e coloca PM

Secretaria de Cidades, responsável pelo programa na Praia Grande, havia colocado segurança privada para policiamento no Centro Histórico, mas ação dos seguranças acabaram gerando críticas; com isto, a PM passou a fazer a ronda no bairro

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Foto com segurança privada e homem algemado gerou polêmica e críticas ao governo estadual
Foto com segurança privada e homem algemado gerou polêmica e críticas ao governo estadual (Segurança privada)

Depois de uma série de críticas e questionamentos sobre o trabalho de segurança privada em policiamento ostensivo no Centro Histórico de São Luís, a Secretaria Estadual de Cidades, comandada por Márcio Jerry (PCdoB), decidiu utilizar policiais militares para o serviço.

A polêmica quanto ao uso de segurança privada para rondas pelo Centro Histórico teve início após fotos circularem em redes sociais mostrando os trabalhadores deste setor algemando um homem. Os carros caracterizados como policiamento também foi alvo de críticas.

Na ocasião, o secretário estadual de Segurança, Jefferson Portela, alegou que a segurança privada, na verdade, fazia ronda patrimonial no prédios do estado na Praia Grande e não agindo como policiais militares. E que, no caso do homem algemado, os seguranças somente fizeram porque este homem estaria invadindo um prédio público.

E mesmo com este argumento, a Secretaria de Cidades decidiu mudar e colocar policiais militares na função que sempre foi da Polícia Militar. As rondas do Programa Centro Seguro estão acontecendo todos os dias até às 3h e são feitas por parte dos PMs da guarda de segurança do governador Flávio Dino (PCdoB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.