Criminalidade

IMESC divulga boletim sobre a violência no Maranhão

Dados do boletim criminal revelam redução de 63,5% de mortes violentas no período de 2015 a 2020, em todo o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Arma)

São Luís - O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), divulgou neste mês a 4ª edição do Boletim Criminal do Maranhão e tem como tema “Crimes Violentos Letais”.

Os dados do boletim aponta que no período de 2015 a 2020 houve no estado do Maranhão uma redução significativa de 63,5% de incidência das ocorrências de CVLI (Concentração de Crimes Violentos Letais Intencionais no Maranhão).

Entre os tipos de crimes violentos, os homicídios dolosos apresentaram a maior participação em toda a série de 2015 a 2020, compreendendo mais de 90% dos casos no Maranhão, tendo como principais vítimas os homens (93%) e jovens entre 19 a 29 anos (40%). As armas de fogo são as principais armas utilizadas pelos criminosos (67%) e os finais de semana são os dias de maiores de ocorrências desses crimes (19%).

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, disse que a redução da criminalidade no estado é resultado da forma como o Governo do Maranhão vem desenvolvendo ações de prevenção contra as ocorrências de crimes violentos letais por meio do programa estadual Pacto pela Paz, ampliando as políticas sociais e o fortalecimento das ações de inteligência, como por exemplo a Unidade de Estatística da SSP/MA, que atua em conjunto com a Superintendência Estadual de Homicídios, e possui equipes especializadas 24h por dia para atender os locais de crimes de homicídios.

O Boletim Criminal tem como objetivo disseminar dados e informações para subsidiar a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de prevenção, controle e combate à violência no estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.