Esporte | Luto no futsal

Time tradicional de futsal do Maranhão lamenta morte de ex-atleta

João Afonso Jansen Saraiva Neto, que fez parte da história do Elmo, faleceu m decorrência da Covid-19 aos 79 anos
13/04/2021 às 20h59
João Afonso Jansen na sua passagem pelo Elmo em 1962

SÃO LUÍS – Em um momento de tantas perdas, lutos e muita tristeza, o esporte também tem vivido dias difíceis. Não só por causa das competições interrompidas em várias modalidades, e toda as dificuldades desta pandemia, mas também com o falecimento de alguns ex-atletas. Um dos mais tradicionais times de futsal do Maranhão, o Elmo, perdeu seu ex-integrante João Afonso Jansen Saraiva Neto, que faleceu em decorrência da Covid-19. Conhecido como “Faísca” na sua época de atleta, pela habilidade e rapidez, João Afonso, que tinha 79 anos, fez parte da história do Elmo.

Um dos fundadores do Elmo, João Bento, falou sobre a morte do ex-atleta e amigo. “O Jansen foi um dos principais atletas da nossa equipe. Jogava pela ala direita, pela ala esquerda, muito rápido. Ganhou até o apelido de faísca na época”, comentou o dirigente, ainda citando qualidade do Afonso em sua vida social. “Um excelente caráter, gente muito bom, um amigo leal que nos perdemos”, lamentou.

João Afonso em foto e recente e durante formatura, ele era professor.

História do Elmo

No início da década de 1960, João Bento e um grupo de amigos da cidade de Coroatá vieram estudar em São Luís e, nas horas vagas, se divertiam jogando futsal. Eles costumavam usar as quadras da antiga Escola Técnica, atual IFMA, e do Colégio Marista, que até então funcionava no Centro.

Com quatro anos de fundação, o Elmo já era um time bastante conhecido em São Luís e em muitas cidades do estado. Quando o então governador Newton de Barros Mello inaugurou o Ginásio Costa Rodrigues a equipe coroataense recebeu a honra de jogar o primeiro torneio a ser disputado no local.

O time do Elmo, ao lado dos times do Drible, Grêmio dos Sargentos e Athenas, disputou um torneio quadrangular na inauguração do ginásio.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte