Imunização

Pessoas vacinadas contra Covid-19 podem ter menos risco de chegar ao hospital

Nações atrasadas na vacinação contra Covid-19 devem adotar estratégia de vacinar o maior número de pessoas com as primeiras doses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Vacinação)

São Paulo - Estudo do Boston Consulting Group (BCG) propõe que as nações que estão atrasadas na vacinação contra Covid-19 devem considerar uma estratégia de aplicar as primeiras doses que dispõem no maior número de pessoas possível. Os pesquisadores chamaram a estratégia de "primeiras doses primeiro" (first doses first). Os dados consideram nações atrasadas aquelas que estão atrás há vários meses de países como Israel, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, países que seguiram essa abordagem, como o Reino Unido, têm obtido um nível de proteção eficaz para mais pessoas. Com a estratégia, os ingleses conseguiram obter de 60% a 75% de eficácia da vacina contra os sintomas de Covid-19 em adultos mais velhos, após uma única dose de qualquer um dos imunizantes disponibilizados: da Pfizer ou da AstraZeneca. A eficácia é ainda maior contra hospitalização e morte.

O BCG sugere que os planos de vacinação ao redor do mundo considerem três momentos. O primeiro é sobre a implementação e configuração da distribuição das doses, a fim de vacinar os grupos vulneráveis em massa. O segundo trata da aceleração da vacinação, aumentando a produção de vacinas, com foco em volume e em escala, desenvolvendo a capacidade de tornar a produção contínua. E, por fim, em um terceiro momento, o objetivo deve alcançar pessoas que hesitam em tomar a vacina.

Os governos devem pesar os riscos apresentados pelo próprio vírus e os custos que a sociedade pode suportar. E eles devem fazer isso em tempo real, conforme os cenários se desenvolvem e evoluem. O objetivo principal de um programa de vacinação deve ser fazer o que todas as vacinas disponíveis estão fazendo: manter as pessoas vivas e fora do hospital. A melhor maneira de conseguir isso é vacinar os vulneráveis - aqueles que correm maior risco de desenvolver doenças graves ou morrer se infectados - o mais rápido possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.