Cuidados

População vacinada é orientada a manter medidas de proteção contra a Covid-19

Campanha "Vacinei + continuarei me cuidando" é realizada em todos os quatros pontos de imunização da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Prefeitura de São Luís orienta população vacinada para continuidade de medidas de proteção contra a Covid-19
Prefeitura de São Luís orienta população vacinada para continuidade de medidas de proteção contra a Covid-19 (vacinados)

São Luís - Usar máscara, higienizar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel e manter o mínimo distanciamento social ainda é a melhor forma de prevenção contra a Covid-19. Por isso, simultaneamente à vacinação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando a campanha “Vacinei + continuarei me cuidando” em todos os quatros pontos de imunização da capital. O objetivo é orientar os vacinados sobre a necessidade de manter as medidas de prevenção e combate à doença.

“Esta campanha chama a atenção para o fato de que é necessário continuarmos vigilantes para as normas sanitárias e de distanciamento, mesmo estando imunizados, pois a vacina protege, mas ainda há o risco de contágio e também de transmissão do vírus. Com esta iniciativa, estamos fortalecendo uma das vertentes da campanha de vacinação, que é a educação e a conscientização da nossa população. E estamos fazendo isto de forma lúdica, leve e esperamos que, com isto, haja cada vez mais compromisso por parte do nosso público-alvo. Entendemos que só venceremos a guerra contra o coronavírus se lutarmos juntos: governos e população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A mensagem de conscientização sobre a necessidade de se manter as regras sanitárias para combater o novo coronavírus chega aos vacinados por meio das mascotes, que carregam consigo placas chamando a atenção de todos e reforçando que a vacinação, sozinha, não é garantia de imunidade completa contra os riscos de contrair a Covid. Sabendo disso, o aposentado Denilson Rabelo, 64, afirmou que seguirá com todas as medidas de antes. “Saber disso é importante para a gente não se contaminar”.

Pontos da campanha
A campanha seguirá até o próximo dia 27, tempo em que a Coetran conseguirá alcançar todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 instalados em São Luís. Nesta terça-feira (13), quarta-feira (14) e quinta-feira (15), a mensagem de conscientização desta nova ação da SMTT acontecerá no Espaço Reserva do Shopping da Ilha, novamente, e no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae pelos dois próximos dias. Já nos dias 26 e 27, a ação será realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde há um drive-thru e posto no Centro de Convenções.

“A SMTT, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran), precisava se inserir nessa vacinação de alguma forma, através de um incentivo lúdico. Por isso, pensamos nesta ação, chamada ‘vacinei + continuarei me cuidando’, por meio da qual levaremos a mensagem através de nossas mascotes, pelas plaquinhas com mensagem de consciência para continuar com as medidas contra a pandemia”, disse a coordenadora da Coetran, Adriane Pinheiro, na abertura da ação, na tarde desta segunda-feira (12), no drive-thru do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha.

Para a execução da ação, os agentes da Coetran seguem todo o protocolo de segurança sanitária necessário e se dividem, no caso do drive-thru de vacinação, tanto nas baias em que os vacinadores realizam a aplicação da dose do imunizante contra a Covid, quanto no espaço pós-vacina, onde os vacinados devem aguardar por 20 minutos. Em ambos, os idosos (público-alvo da fase atual da campanha de imunização) recebem plaquinhas, também com mensagem sobre os cuidados contra o coronavírus, para registrarem em foto o momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.