Desarticulação

Operação Maré Baixa prende faccionados ordenados de presos

Ação realizada pelas policias Civil e Militar, teve apoio da Guarda Municipal e CTA, em São José de Ribamar; 35 mandados de prisão foram cumpridos, houve apreensões de drogas e armas de fogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ação foi realizada na cidade balneária em parceria das polícias e guarda
Ação foi realizada na cidade balneária em parceria das polícias e guarda (operação)

São José de Ribamar - Trinta e cinco mandados de prisão foram cumpridos e apreendidas armas e drogas na Operação Maré Baixa, deflagrada na sexta-feira, 9, pelas policias Militar e Civil, com apoio da Guarda Municipal, em São José de Ribamar. A ação teve como objetivo desarticular faccionados acusados de cometerem assaltos, homicídios, arrombamentos e tráfico de drogas sob as ordens de custodiados de Pedrinhas.

A operação foi coordenada pelo superintendente da Polícia Civil da Capital, delegado Carlos Alessandro de Assis, e o coronel da Polícia Militar, Aritanã Lisboa, comandante do Policiamento Metropolitano. Foram empregados 150 policiais civis, 50 militares e 10 guardas municipais, além do apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA).

O delegado Carlos Alessandro afirmou que a operação é fruto de um trabalho investigativo realizado durante seis meses pela equipe da seccional leste da Polícia Civil, que conseguiu identificar criminosos, que fazem parte de duas facções, suspeitos de realizar diversos tipos de crimes na cidade balneária, coordenados por presidiários de Pedrinhas. “A polícia identificou esses criminosos, que tiveram prisão decretada pelo Poder Judiciário. A maioria dos homicídios eram provenientes das rivalidades desses faccionados”, frisou Carlos Alessandro.

Maré Baixa
Ainda segundo o delegado, a polícia, de posse da ordem de prisão e de mandado de busca e apreensão deflagrou nas primeiras horas de sexta-feira, 9, a Operação Maré Baixa. No decorrer do cerco, somente dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas foram cumpridos 14 mandados de prisão, enquanto em São José de Ribamar, foram presos 21 faccionados, além da apreensão de drogas e armamento.

Todos foram levados para a delegacia da cidade, onde prestaram esclarecimentos sobre o caso e, em seguida, encaminhados para o presídio, em Pedrinhas. “A polícia identificou que havia custodiados de Pedrinhas que conseguiam coordenar o tráfico de drogas na Ilha e dar ordens a criminosos, para praticar assaltos, arrombamentos a residências e assassinato”, frisou o delegado.

Outro cerco
Cerco policial realizado em Caxias conseguiu prender cinco suspeitos de terem baleado e tentando roubar a residência de um policial militar, localizada nessa cidade. A polícia informou que os criminosos começaram agir na capital piauiense onde tomaram de assalto um veículo ainda no último dia 7.

Em seguida, os assaltantes se deslocaram até a residência do militar, em Caxias. Neste local, uma parte do grupo subiu em um poste para entrar na casa da vítima, enquanto, os outros criminosos ficaram na porta e estavam armados. Houve troca de tiros entre os bandidos e o policial.

Ainda de acordo com a polícia, o militar foi baleado no tórax e um dos assaltantes foi atingindo na mão, mas, conseguiu fugir na companhia dos outros bandidos. O policial foi levado para o hospital onde passou por tratamento cirúrgico e não corre mais risco de morte.

Guarnições da Militar começaram a realizar incursões na cidade e conseguiram prender três envolvidos, enquanto, os outros criminosos somente foram localizados na noite de quinta-feira, 8, na saída da cidade. Em poder deles, foi apreendida uma arma de fogo que tinha sido roubada em Teresina, no Piauí, e, segundo a polícia, pertence a corporação militar desse estado.

A polícia também prendeu Darlison Perreia da Silva na cidade de São Bernardo em cumprimento de ordem judicial. Segundo a polícia, ele em companhia de José Francisco Joaquina Garcês, Tidé, são acusados de terem roubando um sítio, no Morro do Capota, no começo deste ano. Eles encapuzados conseguiram amarrar as vítimas e fizeram um verdadeiro raspa, inclusive, levaram um veículo, além de dinheiro e objetos de valor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.