Saúde pós Covid-19

Check-up pós-Covid: saiba quem deve fazer

Doença se manifesta em intensidades diferentes, com variadas consequências ao paciente, desde fadiga a problemas renais; em São Luís, médico da Clínica Dom explica qual procedimento para os exames de check-up

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mesmo que não perceba alteração, é importante que o paciente faça um check-up pós-Covid, afirma o médico Igor Calegari, da Clínica Dom
Mesmo que não perceba alteração, é importante que o paciente faça um check-up pós-Covid, afirma o médico Igor Calegari, da Clínica Dom

São Luís – Após um ano de pesquisas e observação dos casos da Covid-19, a comunidade científica constatou que o vírus pode deixar diversas sequelas naqueles que tiveram a doença, que vão além de problemas cardíacos ou pulmonares. Com consequências variadas, as sequelas podem ser desde fadiga persistente, déficit de memória e arritmia até a perda de paladar.

E pensando no bem-estar desses pacientes, a Clínica Dom Medicina Diagnóstica disponibiliza o Check-up Pós-Covid, com diversos exames que podem ser determinados a partir dos sintomas que o paciente apresenta ou de uma triagem com o clínico geral. Entenda como funciona o procedimento.

Quem deve realizar o check-up?
Existe uma ideia equivocada de que só devem procurar auxílio médico aqueles pacientes que apresentam alguma sequela grave do coronavírus, contudo, como explica o clínico geral e coordenador do Pós-Covid da Dom, Igor Calegari, o ideal é que todos que tiveram a doença, mesmo que em intensidades diferentes, procurem por especialistas, pois cerca de 70% dos pacientes têm algum tipo de sintoma residual, mesmo que se apresente de forma leve.

“Todos os pacientes que já tiveram covid devem procurar algum tipo de atendimento médico, pois já foi mais do que comprovado que, dependendo da localização, em torno de 70% a 80% têm algum tipo de sintoma residual. Pode ser um sintoma mais limitante ou menos limitante, que vão desde uma dispneia, que é o cansaço com esforços moderados, ou a asnomia, que é a ausência de olfato”, explicou o coordenador do pós-Covid.

O médico ainda ressaltou que, mesmo que o paciente não perceba nenhuma alteração aparente, como no caso de assintomáticos, é importante que as avaliações sejam realizadas, mesmo de forma mais global, para que, caso seja identificada alguma alteração, o paciente possa ser encaminhado a um especialista adequado.

Igor Calegari, coordenador do Pós-Covid da Dom
Igor Calegari, coordenador do Pós-Covid da Dom

De acordo com o médico, além de problemas cardíacos e pulmonares, algumas das consequências mais comuns do novo coronavírus, são as doenças cardiovasculares, neurológicas, tromboses e nefrológicas (que causam acometimento renal). “Todas essas sintomatologias devem ser observadas. Tem de ser feito um apanhado de exames para verificar que tipo de sistema está sendo acometido, ou que pode, potencialmente, vir a ser acometido”, ressaltou o médico.

Que especialista eu devo procurar?
O coordenador explica que é necessário que o paciente se atente aos seus sintomas, pois o ideal é que a procura por especialistas seja a partir daquilo que a pessoa está apresentando. Contudo, em caso de dúvidas, o paciente deve procurar um clínico geral, que orientará sobre quais exames devem ser realizados.

“O especialista a ser procurado depende muito do tipo de gravidade que o paciente apresentou durante o acometimento da Covid-19 e o tipo de sintoma que persistiu. A gente sabe que pode ter complicações circulatórias, complicações respiratórias, nefrológicas. Então, se o paciente estiver na dúvida sobre o profissional, o ideal é que ele procure um clínico para fazer o check-up, ou ele pode procurar todas as especialidades, se for do interesse dele. Mas, o ideal é que ele busque um médico que faça esse apanhado do que ele está sentindo e dos exames que ele deve realizar, para, só depois, ele ser direcionado para um profissional específico para tratar esse sintoma”, explicou Igor Calegari.

[e-s001]

SAIBA MAIS

Como funciona o check-up pós Covid da Dom?

O check-up pós covid da Dom foi criado com o intuito de possibilitar o bem-estar e a saúde para os pacientes que foram acometidos pela Covid-19. Todos os processos do atendimento são realizados durante um dia inteiro, em que o paciente começa o check-up pela manhã e termina seu atendimento, com os resultados, ao final do dia.

Passo a passo:

O paciente é recebido na clínica e é realizado um cadastro onde é informado quais os profissionais que ele quer ser atendido. No caso de dúvida, o paciente pode optar por passar apenas pelo clínico geral;
O paciente vai passar pelos profissionais que ele optou e é encaminhado para os exames indicados por esses profissionais;
Após a realização dos exames, os resultados são enviados ao clínico geral, que vai finalizar o atendimento indicando com qual especialista aquele paciente deve realizar seu tratamento e acompanhamento.

A clínica Dom

A clínica Dom Medicina Diagnóstica, é um local onde se oferece todos os exames e procedimentos necessários para o acompanhamento de sua saúde, com a segurança de um time de especialistas e aparelhos de alta tecnologia. Possuindo, inclusive salas exclusivas de espera e descanso, promovendo o distanciamento social e segurança.

Com a pandemia da Covid-19, o espaço, que conta com 30 especialidades médicas, realizou modificações para garantir o distanciamento social, além de atender apenas por agendamento e horários marcados, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

O local conta com equipamentos para exames de imagem e laboratoriais, procedimentos médicos e vacinas, além de serviços de comunicação online, central de telemarketing para marcação de serviços, e a possibilidade de coleta de exame e serviços de imunização a domicílio. O espaço também conta com estacionamento privativo, amplas recepções, salas vips, banheiros adaptados a necessidades especiais, serviços de cadeira de rodas e wi-fi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.