Imunização

MS envia mais 110.850 doses de vacina contra a Covid-19 ao Maranhão

Novo lote destinado ao Maranhão contém 60.250 doses da vacina AntraZeneca/Fiocruz e 50.600 do laboratório Sinovac/Batantan, para aplicação em profissionais de saúde, idosos, profissionais de segurança pública, salvamento e Forças Armadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Novo lote enviado ao Maranhão reforçará a campanha de imunização no estado
Novo lote enviado ao Maranhão reforçará a campanha de imunização no estado (vacina covid)

Ministério da Saúde enviou ao Maranhão, ontem, mais 110.850 doses de vacinas contra o novo coronavírus, como parte da 12ª pauta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Os imunizantes foram fabricados pelos laboratórios AstraZeneca/Fiocruz e Sinovac/Butantan e as doses serão aplicadas em trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 89 anos e de 70 a 74 anos e em profissionais das forças de segurança pública, salvamento e Forças Armadas.

O novo lote destinado ao Maranhão contém 60.250 doses da vacina AntraZeneca/Fiocruz e 50.600 do laboratório Sinovac/Batantan. A primeira é destinada à aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde, e da primeira em idosos de 65 a 69 anos. Já a segunda será utilizada para administração da segunda dose em trabalhadores da saúde e em idosos de 70 a 74 anos e da primeira em profissionais das forças de segurança pública e salvamento e forças armadas e em pessoas de 65 a 69 anos.

Ao todo, os Ministério da Saúde distribuiu, desta vez, a todos os estados e ao Distrito Federal, para reforço da campanha de vacinação, 4.416.550 milhões de doses, de forma proporcional e igualitária. São 2.008.800 da Coronavac, do Instituto Butantan, e 2.407.750 da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada.

De acordo com o 10º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde, as doses serão destinadas para vacinação de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 74 anos e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Forças de segurança

Nesta leva, parte das vacinas será destinada para a primeira dose dos agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e idosos entre 65 e 69 anos. Outra parcela dos imunizantes irá vacinar pela segunda vez trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 74 anos.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.