Artigo

Nosso valor

George Ferreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão – Sindjus-MA completou 27 anos no último dia 26 de março, mas comemorar, em tempos tão difíceis, não faz sentido! Fora a Pandemia, que em apenas um ano ceifou milhões de vidas em todo o Planeta, mais de 300 mil só no Brasil, e continua matando, vivemos tempos de negação da Ciência, das Instituições Democráticas, de desrespeito ao Conhecimento e à Constituição de 1988. Isso está conduzindo nosso país ao atraso e já nos custou mais vidas do que a Pandemia, por si só, levaria.

O Sindjus-MA foi criado pouco tempo depois que a Constituição Federal foi aprovada no Congresso Nacional, em Brasília. Vão-se 33 anos, apenas, desde 1988! Mal experimentávamos os avanços da Constituição Cidadã e, a custa de mentiras, estamos prestes a destruir tudo.

No campo do trabalho, vimos, recentemente, trabalhadores e servidores públicos concordarem com a extinção da contribuição sindical obrigatória. Muitos destes, infelizmente, concordaram sem nem saber porque este recurso estava previsto na Constituição… E nem sabem o quanto a falta desses recursos para as Federações e Confederações Sindicais os deixou desamparados.

Também vimos servidores públicos que não se solidarizaram com trabalhadores da iniciativa privada, principal alvo da famigerada Reforma Trabalhista que extinguiu a contribuição sindical obrigatória. Em seguida veio a Reforma da Previdência. Diziam: é fazer as reformas que o mercado quer e a economia vai crescer e novas vagas formais de emprego serão criadas! Isso não se concretizou.

Agora, tramita a Reforma Administrativa que pode representar o fim da estabilidade no serviço público e do concurso público? E em troca de que? De melhorar o serviço público, de torná-lo mais eficiente, menos oneroso? Você, servidor público, acredita nisso?

Quem acha que a estabilidade é um privilégio dos servidores públicos não lembra que ela nem sempre existiu. A estabilidade, assim como o concurso público, foi instituída somente em 1988, com a Constituição Federal. Porque os constituintes daquela época colocaram a estabilidade e o concurso na Constituição? Por nada? Não, para acabar com o cabide de empregos no serviço público e o assédio e a corrupção de servidores não concursados que, em nome de não perder o emprego, cediam em fazer parte de esquemas.

O fim da estabilidade e do concurso público serve àqueles que querem assaltar os cofres públicos, não defendê-los.
Aos defensores da Reforma Administrativa não importa o papel fundamental dos servidores públicos para a contenção da Pandemia, na Saúde, na Educação, na Segurança, na Justiça! No Tribunal de Justiça do Maranhão, servidores e magistrados aumentarão a produtividade com o trabalho remoto. Ficamos em casa para reduzir a pressão sobre os colegas nos hospitais, mas não deixamos de fazer a nossa parte: mantivemos em funcionamento os serviços essenciais da Justiça, apesar de toda a dificuldade imposta pela Covid-19. Dados da Corregedoria-Geral de Justiça sobre a produtividade de servidores e magistrados entre março de 2020 e março de 2021 confirmam isso.

O Sindjus-MA faz 27 anos! Queríamos comemorar essa data, mas, além do quadro preocupante sobre o serviço público, estamos diante do luto de milhares de famílias.

Comemorar não é possível, mas nós sabemos o nosso valor!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.