Política | Pandemia

Dino sugere requisitar vacinar a serem compradas pela iniciativa privada

Declaração veio depois da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da proposta que permite a empresas comprar vacinas contra a Covid-19
Gilberto Léda / Da Editoria de Política08/04/2021 às 09h51
Dino sugere requisitar vacinar a serem compradas pela iniciativa privadaGovernador Flávio Dino afirma que estado irá atrás de vacinas da iniciativa privada (Divulgação: Karlos Geromy))

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), levantou na quarta-feira, 7, durante entrevista à CNN, sobre a possibilidade de os governadores requisitarem administrativamente as doses de vacinas que porventura sejam importadas por empresas e outras entidades de direito privado, como sindicatos.

"Empresas compram e os estados requisitam. Bem simples", frisou Dino. Segundo ele, esse tipo de requisição é previsto pela Constituição e pela Lei 13.979, sancionada, em fevereiro de 2020, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A declaração veio depois da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da proposta que permite a empresas comprar vacinas contra a Covid-19 para a imunização gratuita de seus empregados, desde que metade do que for comprado seja doada ao Sistema Único de Saúde, para inclusão no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Pela requisição administrativa, o Estado tem o poder de apropriar-se de bem privado - ainda que temporariamente -, mas paga por ele após o uso.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte