Artigo

As pérolas tijubinas

José Ewerton Neto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Jamais me preocupara antes em saber o significado exato da palavra Tijubina, senão agora, para prestar uma singela homenagem póstuma ao amigo e poeta caxiense Carvalho Jr., falecido semana passada.

Isso mesmo tendo apreciado seu livro de poemas O Homem-Tijubina, quando intuí que se tratasse de um réptil, à primeira vista repulsivo, mas que nunca havia visto tão bonito quanto na capa do seu livro. Interpretei que se tratava de uma simbologia que incorporava o espírito livre e impetuoso de seu autor, e isso bastava.

Apenas em uma oportunidade o vi e foi justamente na noite de autógrafos de seu O homem-Tijubina, no sebo do Poeme-se. Já o conhecia de nome, dos grupos literários , de sua intensa participação e de seu envolvimento com tudo que se referisse a arte poética. Parecia-me que ele movia o seu caminhão, carregado de poesia, a 200 por hora, enquanto os demais iam a 80 por hora ou sequer haviam ligado seus motores.

Mantivemos contato a partir daí nas redes sociais e, por último, ele me pediu para que lhe enviasse um depoimento sobre o poeta Déo Silva, que eu conhecera através de Erasmo Dias, Imaginei tratar-se de mais uma de suas generosidades conhecidas: o resgate de poetas talentosos, precocemente interrompidos e logo depois meio esquecidos, como no caso de Déo, Ao lembrar que Gonçalves Dias, faleceu aos 41 anos , Déo Silva com 46 e Carvalho Jr com 35. não posso deixar de me referir a essa trágica coincidência que ceifa poetas férteis dessa pródiga terra, em tenra idade, daí me advindo o anseio de não deixar que, como a Deó Silva, seja necessário que no futuro, alguém o reabilite, doando desde já à sua trajetória poética, breve mas fulgurante, o valor que ela merece.

Ah, ia esquecendo-me de dizer que os dicionários classificam o termo Tijubina como referido a um réptil que habitou a Terra durante a pré-história. Seus restos fossilizados foram descobertos no Ceará, em 1996 e seu simpático apelido, é calanguinho do sertão.

Incorporado à poética inovadora e rica de Carvalho Jr, num gesto de desprendimento e delicadeza, esse humilde animal, se tornou através do Homem-Tijubina criado por Carvalho Jr, o protótipo do poeta espontâneo, terno e atento à natureza, capaz de doar à humanidade perolas como esta:

“Sou dessas sementes desacreditadas/ que o vento rouba das cercas da morte/ e lança na outra margem do rio/ pelo milagre do bico do pássaro”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.