Intercâmbio

Para ressaltar Maria Firmina dos Reis

Vida e obra da maranhense, primeira romancista brasileira e que abordou o abolicionismo, é foco de projeto no exterior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Quadro da escritora Maria Firmina  dos Reis
Quadro da escritora Maria Firmina dos Reis (Maria Firmina dos Reis )

São Luís - Maria Firmina dos Reis, uma mulher à frente do seu tempo que por meio de sua obra literária foi precursora da temática abolicionista na literatura do país, é foco do Bolsa de Intercâmbio, que leva o seu nome. Um projeto internacional pedagógico cultural que encaminhará uma estudante quilombola do município maranhense de Guimarães, cidade onde a escritora viveu, para realizar intercâmbio cultural de seis meses em Córdoba, na Argentina. A cidade, que tem na sua história a Baia de Cumã, que ceifou a vida de Gonçalves Dias, por sua vez, receberá um (a) estudante da Argentina para intercâmbio cultural. A proposta é que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos.

O projeto, que integra as diretrizes de Responsabilidade Social da Via Mundo e da agência argentina Eduquality, é focado no resgate, preservação e visibilidade da primeira romancista brasileira, a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis.

Na última semana foi formalizado, via assinatura, o convênio entre as instituições: as agências de intercâmbio, Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura de Guimarães, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o apoio da Inspirar Inovação & Comunicação. Foram definidos também os critérios para a seleção da estudante quilombola que embarcará para essa imersão cultural.

O processo de seleção da estudante quilombola da Bolsa de Intercâmbio Maria Firmina dos Reis será dividido em três etapas: seleção pelo corpo de professores das Escolas de Guimarães, tendo como critério as notas, a desenvoltura, interatividade nas aulas e a última etapa com entrevista com a equipe multidisciplinar do concurso.

Projeto

A próxima etapa do projeto é o retorno, em maio, da equipe multidisciplinar da Bolsa de Intercâmbio Maria Firmina dos Reis para o processo seletivo e a apresentação da história de Guimarães ao parceiro argentino do projeto, os representantes da Eduquality. Para a comunicação será o momento de apresentar Guimarães para o público da cidade de Cordoba, produzindo material jornalístico para os argentinos.

Entre a obra literária de Maria Firmina dos Reis destaque para o seu romance “Úrsula”, considerado, ainda, o primeiro no gênero a ser publicado por uma mulher negra em todos os países de Língua Portuguesa. Como educadora, fundou uma escola mista (para meninos e meninas) no Maranhão, a primeira do estado e uma das primeiras do país, no início da década de 1880. A crítica à escravidão chega a ser literal: em uma passagem, a protagonista diz que o regime “é e sempre será um grande mal”.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.