Curso

Olhar sobre a vida e obra de Arthur Azevedo

Curso ministrado pela professora doutora Angela de Castro Reis aborda o maranhense considerado a maior figura do teatro brasileiro de meados do século XIX

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Arthur Azevedo registrou transformações do seu tempo
Arthur Azevedo registrou transformações do seu tempo (Arthur Azevedo )

São Luís - Começa hoje e vai até quinta-feira (8), o curso “Arthur Azevedo e o teatro brasileiro na virada do século XIX”, oferecido pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). De forma virtual e gratuita, a capacitação traz uma abordagem inédita sobre a vida e obra do dramaturgo maranhense e seu importante papel na dramaturgia de palco do país.

O curso será ministrado pela pesquisadora Angela de Castro Reis. A professora é titular do departamento de Ensino de Teatro e doutora em Teatro pela Unirio. É também pesquisadora da História do Teatro Brasileiro. Na formação, ressaltará os marcos mais importantes da carreira de Arthur Azevedo no jornalismo e teatro, e destacará também a invenção do teatro musicado no Brasil.

Ao todo, Arthur escreveu 19 revistas-de-ano, composições que registraram as transformações políticas, sociais e culturais do país no fim do século XIX e início do século XX, além de duas das comédias musicais mais importantes da história do teatro brasileiro.

Curso
Criado com o objetivo de reforçar a relevância do jornalista e teatrólogo, o estudo permite, ainda, discutir o padrão da crítica brasileira ao opinar sobre o teatro nacional, realizando comparações com o teatro europeu e dando pouco valor e importância ao teatro popular brasileiro.

O curso tem carga horária de seis horas, que serão divididas em três dias e será realizado pela plataforma Zoom. Foram ofertadas 50 vagas. Os interessados devem entrar em contato através do email: contato@ccv-ma.org.br.

Serviço
O quê

Curso “Arthur Azevedo e o teatro brasileiro na virada do século XIX”

Quando

De hoje a quinta-feira (8)

Onde

On-line, na paltaforma Zoom

Inscrições

E-mail para contato@ccv-ma.org.br

Saiba Mais

Arthur Azevedo
Artur Azevedo (Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo), jornalista e teatrólogo, nasceu em São Luís (MA) em 7 de julho de 1855, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 22 de outubro de 1908. Figurou, ao lado do irmão Aluísio Azevedo, no grupo fundador da Academia Brasileira de Letras, onde criou a cadeira nº 29, que tem como patrono Martins Pena.

Suas obras são
Carapuças, 1871; Amor por anexins, 1872; Sonetos, 1876; A filha de Maria Angu, 1876; Uma véspera de reis, 1876; Um dia de finados, 1877; A joia, 1879; O escravocrata, em colaboração com Urbano Duarte, 1884; A almanjarra, 1888; Contos possíveis, 1889; Contos fora de moda, 1894; Contos efêmeros, 1897; A Capital Federal, 1897; Contos em verso, 1898; O retrato a óleo, 1902; O dote, 1907; Rimas, 1909; Contos cariocas, 1928; Vida alheia, 1929; Histórias brejeiras, 1962.

*Fonte: Academia Brasileira de Letras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.