Geral | Pandemia

Programa Todos pela Saúde doa quatro tomógrafos ao Maranhão

Equipamentos, doados pelo Banco Itaú, em parceria com a Siemens e o Ministério da Saúde, vão ajudar no combate à Covid-19
05/04/2021 às 07h00
Programa Todos pela Saúde doa quatro tomógrafos ao Maranhão Tomógrafos foram para os municípios de Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro e Balsas (Divulgação)

São Luís - Mais quatro tomógrafos vão reforçar a política de combate à Covid-19 no Maranhão. Oriundos do programa Todos pela Saúde, os equipamentos foram destinados aos municípios de Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro e Balsas. Os equipamentos já foram instalados e a doação foi viabilizada pelo Banco Itaú, em parceria com a Siemens e o Ministério da Saúde.

Os tomógrafos já estão montados e em pleno funcionamento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; e no Hospital Regional Dr. Bernardino, em Balsas. No Hospital Regional de Barreirinhas, a instalação está em fase final.

Com os equipamentos, as unidades poderão realizar exames de imagem computadorizada, sendo uma importante ferramenta para visualização detalhada de tecidos do corpo humano. São 50 tomógrafos, todos adquiridos pelo Todos Pela Saúde, e que serão doados a unidades referência contra o coronavírus espalhadas pelo Brasil.

De acordo com o diretor geral do Regional de Balsas, Eliabe Aguiar, o tomógrafo é sinônimo de resolutividade. “A nossa regional tem 13 municípios, que informam os pacientes que precisam de exames e consultas. Só temos a agradecer o apoio, e também pelo olhar que o Estado tem dado ao Sul do Maranhão, fortalecendo ainda mais o SUS”, destacou.

Para o diretor administrativo da unidade de Barreirinhas, Adler Gomes, o hospital ganha em rapidez no diagnóstico da doença. “A tomografia é o exame mais indicado para os casos graves, principalmente por conseguir averiguar o comprometimento do pulmão. Com o tomógrafo doado, teremos o dobro de nitidez já que ele conta com 32 canais, o que nos dará melhor resolução e mais pacientes assistidos”, afirmou.

Além dos tomógrafos, o programa Todos pela Saúde também já doou ao Maranhão insumos como álcool em gel, equipamentos de proteção individual, tais como máscaras dos tipos cirúrgica e N95, avental e óculos especiais. A iniciativa também vem promovendo treinamentos e qualificações dos profissionais que atuam em unidades referência para a Covid-19, mais especificamente na linha de frente contra a doença.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte