Cidades | Curso

Profissionais da saúde são capacitados a transportar pacientes em aeronaves

A SSP, por meio do Centro Tático Aéreo (CTA) e em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, está realizando o Curso de Operador de Suporte Médico para médicos, enfermeiros e técnicos que atuam na rede estadual
Com informações da Assessoria05/04/2021 às 12h53
Profissionais da saúde são capacitados a transportar pacientes em aeronaves O objetivo é capacitar profissionais da saúde no transporte de pacientes em aeronaves (Divulgação)

São Luís - Com o objetivo de capacitar profissionais da saúde no transporte de pacientes em aeronaves, a Secretária de Segurança Pública (SSP), por meio do Centro Tático Aéreo (CTA) e em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, está realizando o Curso de Operador de Suporte Médico para médicos, enfermeiros e técnicos que atuam na rede estadual de saúde do Maranhão.

O curso, que está sendo realizado desde a última segunda-feira (29), foi dividido em duas etapas. Na primeira, teórica, os alunos estão tendo aulas remotas, por meio de vídeos e material didático disponibilizados na plataforma Maranhão Profissionalizado, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Já na etapa prática, os profissionais acompanham de perto como são feitas as adaptações para que uma aeronave possa receber e transportar os pacientes com segurança, usando um dos helicópteros utilizados pela unidade para o transporte, além de quais cuidados os profissionais precisarão tomar, antes, durante e após o voo.

As aulas estão sendo ministradas pela equipe médica do CTA, que é especialista no transporte de pacientes. No total, cerca de 70 profissionais, divididos em três turmas para que se evitasse aglomerações, estão sendo capacitados.

Para o coordenador do curso e chefe do Departamento de Instruções do CTA, major Onildo, o curso é importante para capacitar mais profissionais, principalmente diante do aumento da demanda do transporte de passageiros, em decorrência da atual pandemia do Covid-19.

“Houve um aumento significativo da demanda principalmente no que tange ao transporte de vacinas e de pacientes nos últimos meses e o curso vem dessa necessidade de capacitação de mais profissionais para que possam trabalhar conosco ampliando a oferta desse serviço para mais municípios e para que venham somar nessa missão tão importante e que salva a vida de milhares de maranhenses diariamente”, afirmou.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte