Pesquisa

Medicamento para hipertensão pulmonar pode se tornar uma opção contra o câncer

Em experimentos com camundongos e em testes com linhagens de células tumorais, fármaco apresentou potencial para combater metástase; pesquisadores da USP planejam teste clínico com pacientes em quimioterapia

Com informações da Agência FAPESP

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O medicamento foi testado em camundongos
O medicamento foi testado em camundongos (câncer família)

São Paulo – Um medicamento usado no tratamento da hipertensão pulmonar reduziu significativamente a capacidade de células tumorais migrarem e invadirem outros tecidos em testes feitos com linhagens de tumores de pâncreas, ovário, mama e leucemia.

O experimento, que foi realizado em camundongos com uma forma agressiva de câncer de mama, apresentou a redução em 47% a incidência de metástase no fígado e nos pulmões, bem como aumentou a sobrevida em relação aos animais não tratados.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports, e pesquisadores da USP planejam teste clínico do medicamento com pacientes em quimioterapia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.