Pandemia

CCJ analisa hoje pedido de decreto de calamidade pública no Maranhão

Prazo solicitado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para a extensão do decreto divide parlamentares

Ronaldo Rocha / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Deputados devem aprovar calamidade pública
Deputados devem aprovar calamidade pública (Alema)

SÃO LUÍS - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa analisa hoje a constitucionalidade de um pedido encaminhado à Casa pelo Executivo, de decreto de estado de calamidade pública no Maranhão.

A peça começou a ser apreciada na semana passada e teve parecer favorável já emitido pelo colegiado.

Apesar disso, um pedido de vista formalizado pelo deputado Yglesio Moysés (PROS), suspendeu a apreciação para a sessão de hoje da CCJ.

No bojo da discussão pelos parlamentares, está tão somente o prazo solicitado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para a extensão do decreto.

Dino quer aprovação da Assembleia para o estado de calamidade pública até o dia 31 de dezembro.

Alguns deputados governistas e de oposição, contudo, sugerem primeiro, um decreto de 180 dias.

Com o decreto, o governo pode aumentar gastos, liberar recursos, parcelar dívidas, atrasar a execução de gastos e até pode dispensar a licitação pública.

Além disso, o executivo fica liberado de atingir a meta fiscal prevista para o ano, como prevê a lei de responsabilidade fiscal, em vigor desde o ano 2000.

Pela legislação estadual, o Governo do Estado também fica desobrigado a liberar as emendas individuais impositivas dos deputados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.