O que fazer

Especialista alerta sobre os cuidados com a saúde mental

Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pandemia trouxe tristeza e medo
Pandemia trouxe tristeza e medo (saúde mental )

São Luís - A pandemia trouxe medo, insegurança, tristeza e tantos outros sentimentos e sensações, que afetaram drasticamente a saúde mental dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países, o Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus.

“Desde que a pandemia se instalou tivemos uma mudança de vida, com limitações e gatilhos, trazendo preocupação, irritabilidade, alteração de humor. Você começou a ver pessoas morrendo, assistindo noticiários e vendo coisas terríveis. “As pessoas já estavam ansiosas, mas a pandemia potencializou uma verdade que já existe: o Brasil é o país mais ansioso de todo tempo”, explica o médico psiquiatra do Hapvida Saúde, Rodrigo Assunção.

Outra situação observada foi o aumento no quadro de depressão, pois a pandemia trouxe tristeza e medo em pessoas que já estavam com alguns sintomas e foram piorando com a pandemia. “O estresse aumenta, como no pós-covid, com a queda de cabelo, alteração de humor, irritabilidade, pessoas que relatam perda de energia, de não querer viver”, analisa Assunção.

O que fazer?
O primeiro passo é procurar ajuda médica. “Fraco não é quem trata. Fraco é quem acha que não precisa de tratamento e acaba tentando levar no peito e na coragem. Às vezes querem espiritualizar a doença, no entanto, precisa ser tratado, passar por acompanhamento psicológico, cuidar da alimentação, tentar fazer alguma atividade física, os fármacos”, alerta o especialista. Ele destaca a importância da atividade física para combater a ansiedade e a depressão e aconselha.

“É preciso ressignificar tudo isso, já temos a vacina e uma perspectiva de boa parte da população ser vacinada até o fim do ano. Há uma luz no fim do túnel, o que nos traz esperança. Eu atraio aquilo que eu penso”, conclui o especialista.

SAIBA MAIS

Separamos para você algumas dicas valiosas que podem ajudar a superar cada dia desta pandemia.

1) Autolimite o acesso a informações sobre a covid-19

É importante controlar a quantidade de tempo que você passa consumindo notícias relacionadas a pandemia. Uma dica é separar horários específicos do seu dia para fazer isso, optando sempre por fontes confiáveis.

2) Identifique fake news e as evite

Outro cuidado muito importante é com as fake news. Busque informações sempre com base em veículos confiáveis e em fontes oficiais.

3) Use as redes sociais a seu favor

Em tempo de isolamento social, as redes sociais se tornam uma forma ainda mais importante de interação com amigos e familiares. Mas, é nelas também que circulam a maior parte das informações falsas. Então, aqui também vale a dica de selecionar o que você consome nas redes sociais: se tem algo te fazendo mal, silencie, deixe de seguir ou exclua.

4) Pare e se escute

Não é fácil. Lidar com a pressão de não poder sair e ter a rotina completamente alterada é demais para muitas pessoas e, em algum momento o estresse vem à tona. Não se culpe por isso! Pare e se escute, escute a sua necessidade e tente se entender, sem julgamentos ou pressões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.