Imunização

Governo do Maranhão fará entrega de 229 mil doses de vacina a municípios

A partir de segunda-feira, 5, imunizante deve ser distribuído; essa é a oitava remessa de vacina que o Maranhão recebe do ministério para imunização de profissionais de segurança e salvamento, saúde, idosos de 65 a 79 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Vacinas chegaram a São Luís e devem ser distribuídas para o resto do estado durante toda a semana
Vacinas chegaram a São Luís e devem ser distribuídas para o resto do estado durante toda a semana (vacina)

São Luís - A vacina contra a Covid-19 destinada a imunização de profissionais de segurança, salvamento, idosos de 65 a 79 anos e trabalhadores da saúde deve começar a ser distribuída a partir desta segunda-feira, 5, no Maranhão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu na sexta-feira, 2, do Ministério da Saúde, 229.350 doses de vacina, sendo 18.750 da AstraZeneca e 210.600 do Butantan. Os dois imunizantes são produzidos no Brasil, com matéria-prima importada.

O caminhão trazendo as doses do imunizante chegou à Rede de Frio Estadual, na Vila Palmeira, no fim da manhã de sábado, 2, escoltado por policiais federais. A chefe do Departamento de Imunização do Estado, Halice Figueiredo, disse que as doses são armazenadas nesse local e passam pelo controle de qualidade.

Ela ainda informou que é a oitava remessa de vacina contra a Covid-19 que o estado recebeu do Ministério da Saúde e as novas doses serão distribuídas para os municípios maranhenses. Do total, 6% é destinado a imunização de profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas. “No momento há mais de 41 mil profissionais de segurança, salvamento e das Forças Armadas no estado”, frisou Halice Figueiredo.

Solicitação
A antecipação da vacinação de profissionais da força de segurança foi uma solicitação feita pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, ocorrida no último dia 30, em Brasília.

Foram enviadas para todo o país um total de 9.128 milhões de doses – 8.400 milhões da Coronavac, do Instituto Butantan, e 728 mil da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacina da AstraZeneca/Fiocruz será usada para aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde. Uma parte dos imunizantes do Butantan será destinado para primeira aplicação para o grupo prioritário das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e idosos entre 65 e 69 anos. A outra parcela deverá ser aplicada como segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 79 anos.

A estratégia visa completar o esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante e é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte do Butantan e da Fiocruz, de forma a garantir a disponibilidade da segunda dose no intervalo máximo de quatro semanas e de 12 semanas, respectivamente.

Imunizante
Com essa nova entrega, o estado totaliza 1.234.290 de doses recebidas. No dia 27 do mês passado, a SES também recebeu 158.700 doses de vacinas, sendo 78.200 doses da CoronaVac e 80.500 da AstraZeneca. As doses da AstraZeneca foram destinadas à vacinação 37% a população quilombola e 3% para idosos de 65 a 69 anos.

Enquanto, as doses da CoronaVac à imunização de 2% dos trabalhadores da saúde, 23% para idosos de 65 a 69 anos e 22% para idosos entre 70 e 74 anos. Dados da SES revelam que até quinta-feira, 1, havia sido distribuído em todo o estado um total de 778.410 doses de vacina e 524.638 já tinham sido aplicadas na população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.