COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

[e-s001]
“Se vira nos 30”
A classe artística, que será a última a retomar suas atividades normais, depois da pandemia, está se virando como pode para não morrer de fome.

Alguns conseguem a ajuda de empresários e apoiadores, outros não têm a mesma sorte, já que nem eventos em residências ou condomínios são permitidos.

Apesar de tudo, cantores, principalmente, não perdem a alegria e o entusiasmo para interagir com os fãs nas redes sociais e, mesmo diante do caos que enfrentam, ainda têm alegria e disposição para, vez ou outra, apresentar lives ou vídeos isolados, embora sem nada ganharem com isso.

Alguns disponibilizam suas contas bancárias para que os fãs se sensibilizem e depositem alguma
quantia.

“Se vira nos 30”... 2
É assim no Brasil inteiro, inclusive no Maranhão. É que, até agora, o governo estadual maranhense não liberou nem mesmo “voz e violão”, sob a alegação de que a a situação pandêmica é complicada, poia a lista de vidas perdidas só aumenta.

Até os artistas famosos estão buscando alternativas e se associando, inclusive, a sites os mais diversos, por meio dos quais conseguem cnseguir algum dinheiro.

Esta semana, a cantora Rita Cadilac, por exemplo, contou que está produzindo vídeos sensuais para venda no Only Fans, serviço de conteúdo por assinatura com sede em Londres, no Reino Unido.

Arthur Azevedo
Será realizado, de 6 a 8 de abril, de forma virtual e gratuita, o curso “Arthur Azevedo e o teatro brasileiro na virada do século XIX”.

A abordagem inédita sobre a vida e obra de Arthur Azevedo e seu importante papel na dramaturgia de palco do país são decorrentes das pesquisas de Angela de Castro Reis.

A professora titular do departamento de ensino de teatro, doutora em Teatro e pesquisadora da História do Teatro Brasileiro ressaltará os marcos mais importantes da carreira de Arthur Azevedo no jornalismo e teatro, e a invenção do teatro musicado no Brasil.

Dois projetos
A Assembleia Legislativa aprovou dois projetos importantes de autoria do deputado Edivaldo Holanda, o pai.

O primeiro dispõe sobre o estabelecimento de perímetro de proteção escolar no entorno das unidades educacionais da rede estadual de ensino do Maranhão.

O segundo projeto proíbe a cobrança de “taxa de conveniência” por sites ou aplicativos de dispositivo móvel na compra de ingressos em geral, como shows, peças de teatro, cinemas e similares, via internet.

Dois projetos... 2
Ambas as proposições foram encaminhadas à sanção do governador Flávio Dino pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.

O objetivo do primeiro é prevenir e proteger, prioritariamente alunos, professores e servidores, contra atos potencialmente lesivos ou ações
delituosas.

O perímetro de proteção de que trata a lei fica fixado em 100 metros, contados a partir dos limites físicos das respectivas unidades escolares, em
todas as direções.

Efeito pandemia
Em tempos de covid-19, as empresas têm de administrar também o crescente número de funcionários em licença médica. No Maranhão, o INSS tem milhares de processos na fila para análise e concessão de benefícios, que incluem o auxílio-doença.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. Segundo uma especialista na área, uma boa “gestão de afastados” vem se tornando fundamental, pois permite controlar os gastos na folha de pagamento, além de sanear o estoque de colaboradores.

Maioria quer jogos de azar
Relator do projeto que legaliza os jogos de azar no Brasil, a ser tocado agora em abril, o senador Ângelo Coronel (PSD) ganhou uma boa vitamina para o discurso, a pesquisa do Instituto Paraná que aponta 58% da população a favor, 35,1% contra e 6,9% não sabem.

– Se legalizar, o governo terá em mãos a fonte de receita para financiar o auxílio emergencial. Ele acredita na aprovação. A reação maior vem da bancada evangélica.

Novo ponto de vacinação
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou por meio de sua rede social a criação de um novo ponto de vacinação na cidade. O local escolhido foi o Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, onde a 4Mãos costumava promover shows. O ponto funcionará no estilo drive-thru. Ele também anunciou a nova faixa etária a ser vacinada nestes primeiros dias de abril: idosos de 67 a 69 anos.

TRIVIAL VARIADO
A Comissão Mista da Reforma Tributária no Congresso Nacional completou um ano, não avançou e foi prorrogada mais uma vez. Agora, até o dia 30 de abril. O presidente do colegiado, senador Roberto Rocha, colocou a culpa no relator, deputado Aguinaldo Ribeiro.

Eis o que disse o senador maranhense: “Tem de falar com o relator, ele que tem de dizer sobre o relatório. Eu tenho cobrado o relatório”.

A nota do Enem tem sido uma aliada de quem quer crescer nos estudos em muitos casos. No Maranhão, por exemplo, a Faculdade de Negócios Faene anunciou que a instituição paga o primeiro período ao aluno que apresentar a nota no ato da inscrição aos cursos de graduação
em Administração e Logística.

O governo estadual lançou o auxílio-gás, que beneficiará 115 mil famílias inscritas no CadÚnico. O benefício pode durar até quatro meses e é mais uma ação para o enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela
pandemia.

Uma Portaria prorrogou o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação no Detran-MA.

Pela segunda vez, as ações da TIM para pessoas com deficiência foram reconhecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A operadora é a
vencedora do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2021.

DE RELANCE

Afastamentos por Covid
Infelizmente, a contaminação pela Covid-19 foi a causa do afastamento de 676 servidores e 25 magistrados, entre desembargadores e juízes, das atividades na Justiça estadual maranhense, com o registro de 16 óbitos. Os dados são da Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão, encaminhados à Corregedoria Geral da Justiça. Entre o dia 19 de março do ano passado e o dia 30 de março deste ano, por exemplo, foram concedidos 6.953 dias de afastamento para servidores e 284 dias para magistrados. Após a contaminação, 12 servidores do Poder Judiciário morreram no ano passado e mais quatro nos primeiros três meses deste ano. Até o momento, não há registro de mortes de magistrados maranhenses por Covid-19.

Feriado sem praias
Estamos em pleno feriado da Semana Santa, mas o vírus que causa a Covid-19 está perambulando pela cidade. Ou seja, o melhor a fazer é ficar em casa mesmo, lendo um bom livro, assistindo a algo interessante na TV ou cuidando da casa e da família. Não adianta nem mesmo ir à praia, pois todas as praias da região metropolitana de São Luís estão impróprias para o banho, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Que informa ainda: todos os 14 trechos analisados das praias da Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau e Olho d’Água estão impróprias para
uso pelos banhistas.

Seis legendas
O PDT, partido do senador Weverton Rocha, trabalha com a perspectiva de reunir nada menos que seis legendas em uma pré-coligação para o Governo do
Estado. Líder na maioria dos cenários de todas as pesquisas de intenção de votos, ele reúne ao seu lado DEM, PRB e PSL e pode consolidar aliança com MDB,
PTB e Cidadania. O MDB tem a ex-governadora Roseana Sarney como opção em 2022, embora ela mesma já tenha dito que não quer ser candidata.

Restaurante “Zé Gentil”
O Restaurante Popular de Caxias vai se chamar Zé Gentil. O pedido foi feito pelo prefeito da cidade, Fábio Gentil, durante a assinatura de convênios com o Governo do Estado. Após destacar que o espaço foi um pleito do ex-deputado estadual Zé Gentil, Fábio também pediu que o restaurante fosse eternizado com o nome do saudoso “Zé das Mães”, José Gentil Rosa, o “Zé Gentil”. O pedido foi atendido de pronto. Por meio de Decreto, o Governo do
Maranhão ratificou a solicitação do gestor caxiense.

Digitalização de serviços
Alguns países criaram legislações para que o governo também seja digital. Um exemplo bem-sucedido é o da Estônia, que criou o e-gov, conceito onde mais de 500 serviços públicos são realizados pela Internet, desde o registro do nascimento de um filho, o agendamento de uma consulta médica, a abertura de uma empresa, entre tantos outros serviços disponíveis.

Digitalização de serviços...2
Após a Estônia, outros países europeus estão em transformação para e-gov. O Brasil acaba de entrar nesse rol de países que apostam na digitalização de serviços. Foi sancionada a Lei 14.129 de 29/03/2021 que cria o Governo Digital, estabelecendo regras e procedimentos para a prestação online dos serviços públicos, que deverão ser acessados por aplicativos para computadores e celulares.

Refugiados no Brasil
No âmbito dos 70 anos da Agência da ONU para Refugiados e dos 100 anos da Folha de S. Paulo, as instituições vão promover uma oficina de cobertura jornalística sobre a questão das pessoas refugiadas no Brasil, apresentando conceitos, dados, fontes de informações e exemplos práticos da construção de
matérias relacionadas à realidade das pessoas refugiadas no Brasil. A oficina será realizada em formato virtual, via Teams, no dia 8 de abril.

Corpo e mente
Em meio à fase atual do Brasil, os brasileiros buscam na prática esportiva um aliado para manter o equilíbrio entre corpo e mente. Com as restrições de acesso aos parques e academias, há um movimento ascendente para atividades funcionais em casa e até de busca e compra por aparelhos que podem auxiliar o amante dos esportes.

Para escrever na pedra:
“Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros”. De Cora Coralina, poeta nascida em Goiás.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.