Novo lote

Maranhão recebe mais 229 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta, 2

Serão imunizados trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 79 anos e profissionais de segurança pública e salvamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Lotes da vacina produzida pelo Instituto Butantã, um dos imunizantes que serão enviados ao Maranhão
Lotes da vacina produzida pelo Instituto Butantã, um dos imunizantes que serão enviados ao Maranhão (lote vacina)

São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde recebe mais 229.350 doses de vacinas contra a Covid-19, nesta sexta-feira (2), às 11h30. A nova remessa é destinada ao início da vacinação dos profissionais de segurança e salvamento, idosos de 65 a 79 anos e trabalhadores da saúde em todo o Maranhão.

Das novas doses, 18.750 são vacinas da AstraZeneca e 210.600 do Butantan. Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. Com a nova entrega, o estado totaliza 1.234.290 de doses recebidas.

Solicitação atendida

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da vacinação de profissionais da força de segurança durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília, na terça-feira (30).

Este novo lote enviado aos estados e ao Distrito Federal representa a maior distribuição de vacinas covid-19 de uma única vez desde o início da campanha nacional de vacinação. Serão enviadas para todo o Brasil um total de 9.128.000 milhões de doses – 8.400.000 milhões da Coronavac, do Instituto Butantan, e 728 mil da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. Além dessas doses, está prevista a chegada, neste sábado, de 2,1 milhões de doses da Fiocruz, totalizando mais de 11 milhões.

A previsão é de que as entregas a todos os estados e Distrito Federal comecem nesta quinta-feira (1/4). De acordo com o 9º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as doses serão destinadas para trabalhadores da saúde e para idosos de 65 a 79 anos. Também foi adiantada a vacinação de parte dos profissionais da força de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Nesta leva, a vacina da AstraZeneca/Fiocruz será usada para aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde. Uma parte dos imunizantes do Butantan será destinado para primeira aplicação para o grupo prioritário das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e idosos entre 65 e 69 anos. A outra parcela deverá ser aplicada como segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 79 anos.

A estratégia visa completar o esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante e é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte do Butantan e da Fiocruz, de forma a garantir a disponibilidade da segunda dose no intervalo máximo de quatro semanas e de 12 semanas, respectivamente.

Brasil imunizado

O Ministério da Saúde está coordenando a 11ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 43 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 24,4 milhões de brasileiros.

Até o momento, mais de 18,5 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS. Outros dois milhões de doses devem chegar até o fim desta semana.

Secretaria extraordinária

Na primeira reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou a criação de uma secretaria extraordinária para centralizar as ações de combate à pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.