Premiação

Iziane fala sobre sua história com o Troféu Mirante Esporte

Ex-jogadora de basquete, grande nome da modalidade no país por anos, participará da homenagem à maior premiação do esporte maranhense; TV Mirante exibirá especial e o portal Imirante.com terá "Treino Mirante"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Iziane participará da programação especial do Troféu Mirante
Iziane participará da programação especial do Troféu Mirante (IZIANE BASQUETE )

São Luís - Um dos maiores símbolos do basquete brasileiro, Iziane Marques, será uma das atrações da celebração dos 16 anos do Troféu Mirante Esporte, que este ano, em decorrência das medidas restritivas à Covid-19, ganhará uma homenagem dupla e especial. Nesse sábado, 3, o Grupo Mirante levará ao ar o Especial Troféu Mirante Esporte 16 anos, na TV Mirante depois do Jornal Hoje; e o Treino Mirante Esporte, no portal Imirante.com, às 14h30.

O Troféu Mirante Esporte tem como objetivo homenagear os atletas de várias modalidades que se destacaram no Maranhão ao longo do ano, mas foi impedido de ser realizado este ano por causa da pandemia do novo coronavírus. O projeto produzidos pela TV e portal mostrará conteúdos que vão apresentar histórias inspiradoras e promover todos os conceitos positivos atrelados à prática dos esportes. E uma das apresentadoras será uma homenageada pela própria premiação na sua sétima edição, Iziane. “Estou muito feliz em poder contribuir com a minha experiência para o Troféu Mirante Esporte. Para mim, é uma honra poder falar sobre algo que sempre fez parte da minha vida. E, infelizmente nesse momento de pandemia, que é difícil para todos, será muito bom conversar sobre esporte”, disse.

História da atleta

Aos 15 anos, Iziane Castro Marques ganhou o mundo no basquete. Depois de jogar no Osasco, em São Paulo, e passar pelas categorias de base da seleção, entrou para o time adulto aos 19 e, em menos de três anos, foi quarta colocada nos Jogos de Atenas 2004. Nascida e criada em São Luís, a maranhense passou 11 anos no exterior. Atuou em clubes da WNBA, a liga americana, como Seattle Storm, Miami Sol, Phoenix Mercury e Atlanta Dream, e em outros na Espanha, França, Rússia, Letônia e Polônia. Na temporada de 2016 da Liga de Basquete Feminino (LBF), a ala aos 34 anos ajudou o Sampaio Basquete a conquistar o título inédito e foi eleita a melhor jogadora das finais contra o Corinthinans/Americana.

Ela se despediu do time e também vestiu a amarelinha pela última vez na derrota para a Turquia, na derradeira rodada pela fase de grupos da Olimpíada do Rio em 2016. Embora o Brasil tenha sido eliminado sem vencer nenhum jogo, Iziane foi uma das mais constantes do grupo, com média de 15.8 pontos, 4.2 rebotes e 3.6 assistências. No jogo do adeus, vencido pelas turcas por 79 x 76, ela anotou 22 pontos, deu oito assistências e pegou seis rebotes.

Com o fim do sonho da medalha olímpica, a maranhense vislumbrou novos horizontes. Além de voltar as suas atenções ao Instituto Iziane Castro, projeto social que usa o esporte e a educação como ferramenta de inclusão, ela faz parte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Exibições

O Especial 16 anos será transmitido ao vivo depois do Jornal Hoje, na TV Mirante, e será apresentado por Matheus Sampaio. Já às 14h30, no portal Imirante.com, o Treino Troféu Mirante vai ser apresentado por grandes nomes do esporte maranhense.

Foram convocados para o projeto o kitesurfista Bruno Lobo, a ex-jogadora de basquete Iziane Castro e o surfista Kadu Paquinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.