Estado Maior

Dados e doses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O governador Flávio Dino (PCdoB) subiu o tom ao criticar postura de adversários políticos que usam fake news (segundo o comunista) para atacá-lo. O gestor
fez relação com a divulgação de dados do Governo Federal que mostram o número de doses de vacinas já distribuídas a estados e municípios e a aplicação oficial do imunizante.

Ao apresentar os dados, os adversários políticos questionam os governadores sobre as doses que ainda não foram aplicadas.

Diante disso, Dino classificou de “bandidos e criminosos” as pessoas que estão espalhando esse tipo de informação. A classificação dada pelo governador
maranhense, segundo ele, no ordenamento jurídico cabe porque espalhar fake news é crime.

Mas, os dados sobre as doses das vacinas contra a Covid-19 divulgados por aliados do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não é uma fake news. Os dados sobre as doses são verdadeiros. O que não é verdade é que os imunizantes não estejam sendo aplicados pelas gestões estaduais e municipais.

No caso do Maranhão, mais de 100% dos municípios estão, oficialmente, com a taxa de vacinação contra o novo coronavírus menor do que 50%. O motivo é a falta de condições técnica e de pessoal para atualizar o sistema do Ministério da Saúde, não exatamente a falta de vontade dos gestores.

No fim, a estratégia do Palácio do Planalto tem sido de trabalhar com parte da verdade.

Quadrilha
O governador Flávio Dino pediu para que as pessoas não acreditem em informações passadas pelas redes sociais por adversários.

Segundo Dino, trata-se do mesmo grupo “que receita medicamento contra a Covid-19, prega o tratamento precoce contra a doença e rejeita o uso de máscaras”.

Bateu, levou. Política de lá, política de cá. E segue a pandemia...

Segurança
O Ministério da Saúde, decidiu, após reunião com o Conselho Nacional de Saúde (Conass), incluir agentes de Segurança Pública na lista de prioridades na vacinação contra a Covid-19.

A sugestão foi dada pelo presidente do Conass, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e acatado pelos demais presentes.

Com isso, os policiais civis e militares, além de bombeiros e guardas municipais, por exemplo, poderão receber a vacina.

Vacinação
No Maranhão, Lula disse à coluna que a vacinação dessas categorias será iniciada já na próxima semana.

O ritmo de vacinação dos agentes de segurança terá o mesmo das demais prioridades: depende da chegada de doses dos imunizantes.

A vacinação dos agentes de segurança pública, estranhamente, não foi divulgada pelo governador Flávio Dino na coletiva de ontem.

Mesmas medidas
As medidas restritivas no Maranhão vão continuar por mais esta semana. Foi o que anunciou Flávio Dino ontem.

A única novidade é que o serviço público estadual voltará 50% ao trabalho presencial. O horário de funcionamento de atividades comerciais na Ilha continua o mesmo, das 9h às 21h.

Dino anunciou que novas alterações somente daqui a uma semana, na próxima coletiva para tratar da Covid-19.

Suspensão
A volta das atividades presencias no serviço público corresponde à administração direta.

O Poder Judiciário, por exemplo, manterá as atividades presenciais suspensas até o próximo dia 15 de abril.

Na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de São Luís, por enquanto, ainda não há previsão de volta normal das atividades em plenário.

DE OLHO

229,35 mil DOSES DE vacina chegam hoje, às 11h30, ao Maranhão. Ao todo, já chegaram mais de 1,2 milhão de doses de duas vacinas contra a Covid-19.

Drive thru
O prefeito Eduardo Braide (Podemos) acompanhou, ontem, o início do funcionamento do drive-thru de vacinação contra Covid-19 no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha.

O local é o terceiro ponto de vacinação disponibilizado pela Prefeitura de São Luís desde o início da campanha de imunização.

Durante o início do atendimento no local, o prefeito anunciou que seguirá ampliando o número de pontos de vacinação pela cidade.

E MAIS

• O drive-thru montado no Espaço Reserva conta com 10 baias com capacidade para receber simultaneamente 48 veículos cada.

• A organização e funcionamento do drive-thru tem o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Guarda Municipal, Bombeiros
Civis e Exército.

• Braide também anunciou que funcionará mais um ponto de vacinação na UFMA, desta vez no Centro de Convenções Paulo Freire, para atender a
pessoas que não possuem veículo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.