Paixão de Cristo

Saiba o que funciona ou não neste feriado da Sexta-feira Santa

Com o feriado desta sexta-feira, 2, se aproximando, é importante saber quais serviços estarão disponíveis à população neste dia

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Comércio fecha as portas na Sexta-feira Santa
Comércio fecha as portas na Sexta-feira Santa (Rua Grande)

São Luís – Na sexta-feira, 2 de abril, será celebrado o feriado de Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão. O Estado manteve contato com entidades representativas de cada segmento, para saber o que funciona e o que não funciona na Sexta-feira da Paixão. Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), somente os serviços considerados essenciais vão funcionar na quinta-feira, 1° (ponto facultativo) e sexta-feira, 2 (feriado).

O que funciona ou não funciona no feriado

Comércio

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), na quinta-feira (1º), o comércio da Ilha de São Luís funciona das 9h até as 21h, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa. “No sábado, os estabelecimentos comerciais reabrem das 9h até as 21h e no domingo, o comércio de rua pode funcionar das 9h às 14h e as lojas localizadas nos shopping centers das 13h às 20h, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho assinada pela Fecomércio-MA, seus sindicatos empresariais filiados e os sindicatos que representam os trabalhadores no comércio de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa”, afirmou a entidade, em nota.

Shoppings Centers

O São Luís Shopping informou que no dia 2, as lojas devem permanecer fechadas, com exceção dos restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres. No Rio Anil Shopping, lojas, quiosques, e supermercados ficarão fechados. A praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. No sábado e domingo, o horário será normal. O Shopping da Ilha informou que lojas e quiosques ficarão fechados no dia 2.

Casas Lotéricas e Bancos

Segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), na sexta-feira, agências bancárias não abrem, mas na quinta (1°), o funcionamento será normal, com exceção do Banco do Brasil, que está funcionando, ultimamente, das 10h às 14h. Quanto ao funcionamento de loterias, Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão (Seloma), nenhuma casa lotérica deve abrir no feriado. Na quinta, o atendimento é normal, das 8h às 18h.

Hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informou a O Estado que hoje, quinta-feira, 1º, com base no Decreto nº56.929/2021, ficam mantidos os seguintes serviços no município: hospitais, maternidade, serviços de pronto atendimento, serviço do Samu, unidades básicas de saúde, unidades mistas, centros de atenção psicossocial, centro de Especialidades Odontológicas, Laboratório Central de São Luís. Já na sexta-feira, 2, somente as unidades de urgência e emergência estarão em funcionamento para atendimento de demandas em geral. Na rede estadual, nas unidades de saúde o atendimento será normal, exceto nas Policlínicas.

Delegacias e fiscalização

Ocorrências policiais poderão ser registradas nos Plantões Centrais: Cajazeiras, Cidade Operária, Cohatrac, Maiobão e Bacanga. Fiscalização de cumprimento de regras do decreto que estipula horário de fechamento para Bares e Restaurante e suspensão de eventos, continuarão durante o feriado e final de semana. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (98) 99207-7468, (98) 98451-3541 e pelo app do Procon.

Serviço público municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, em relação ao serviço público, manterá a assistência de urgência e emergência e outros serviços considerados essenciais, incluindo a assistência aos casos de coronavírus. Quanto ao expediente interno na Secretaria Municipal de Saúde, a pasta disse que seguirá a orientação do Decreto nº56.929.

Supermercados

O Grupo Mateus informou, por meio de nota, que no dia 2l, em razão do feriado da Sexta-feira Santa, as lojas da rede estarão fechadas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. No dia seguinte (3) as unidades abrirão em horário normal.

Correios

Para os Correios em todo o estado do Maranhão não haverá funcionamento, somente na sexta-feira. Nos demais dias, quinta-feira e sábado, o funcionamento ocorrerá dentro do habitual.

E+ Reciclagem

Com a semana santa, as agências de atendimento da Equatorial Maranhão e os postos de coleta do E+ Reciclagem não funcionarão nesta sexta-feira, 2. No sábado, 3, os postos de coleta E+ Reciclagem também não vão funcionar, com o retorno do atendimento na segunda-feira, 5. Durante esses dias, a Equatorial Maranhão reforça o uso dos seus canais de atendimento, que funcionam 24 horas: WhatsApp com o número (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara por mensagem de texto; pelo aplicativo Equatorial Energia e pelo site www.equatorialener gia.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.