Estado Maior

Férias antecipadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Os números da Covid-19 no Maranhão ainda estão em linha ascendente. Mesmo com uma redução no número de internações na Ilha de São Luís, o total
de novos casos aumentou no interior do estado e, assim, se elevou o percentual de ocupação de leitos de UTI e clínicos também nas demais cidades maranhenses.

Mas, mesmo com os números em alta, o governador Flávio Dino (PCdoB) admitiu que até a próxima semana não deverá haver mudanças nas regras de restrições que estão valendo no estado. O funcionamento das atividades comerciais e de serviços devem continuar das 9h às 21h, por exemplo.

O que o governo analisa, no momento, é a antecipação das férias escolares, que acontecem em julho e seriam transferidas para este mês
de abril.

Segundo Dino, a solicitação para a antecipação das férias foi feita por entidades de pais de alunos e professores da rede privada de ensino. A decisão sobre a
questão das aulas fica para a próxima semana, de acordo com o próprio gestor.

Fora escolas, restrições a outras atividades, como fechamento de bares e restaurantes, estão fora de cogitação pelos próximos dias.

Estoque
Sobre insumos, tanto o governador Flávio Dino quanto o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmaram que o Maranhão tem mais três semanas do chamado “kit intubação”.

O que chama atenção, no entanto, é que até a semana passada, a rede estadual de saúde estava conseguindo emprestar para a rede privada estes insumos.

Agora, segundo disse Lula, os insumos em estoque no Maranhão são direcionados exclusivamente para os hospitais estaduais.

Mais vacinados
A Prefeitura de São Luís vai começar a vacinar os idosos de 67 a 69 anos.

De hoje até o dia 7 de abril, idosos de 69, 68 e 67 anos já cadastrados no sistema de vacinação receberão a primeira dose de imunizante.

E como a demanda de pessoas para vacinar vai aumentar nesta faixa etária, a gestão municipal vai abrir outro local de vacinação no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha. Já existem outros dois locais de vacinação: drive thru na UFMA e no Centro de Vacinação no Multicenter Sebrae.

Vacinação
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) encaminhou ofício ao governador Flávio Dino (PCdoB) com a solicitação para que haja priorização no âmbito do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, dos trabalhadores da Educação, das Forças de Segurança e Salvamento e dos profissionais que atuam no Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros.

Sobre estas possíveis prioridades, o governador explicou ainda na semana passada que depende da comissão tripartirdes.

Segundo Dino, a vacinação no Maranhão, assim como em todo o país, obedece o calendário de prioridades estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Perda
O jornalismo maranhense e a política de São Luís perdeu ontem João Batista Matos. O vereador Batista Matos foi mais uma das vítimas da Covid-19 no Maranhão.

O parlamentar lutou por duas semanas contra a doença entrando para a UTI na semana passada. Infelizmente, Matos não resistiu.

Batista Matos é um dos 6.070 maranhenses que perderam a vida, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Trajetória
Batista Matos iniciou no jornalismo em O Estado na editoria de Esportes. Ele também foi da rádio Mirante AM.

Após passar por outros veículos de comunicação, Batista iniciou sua trajetória política com trabalhos comunitários.

Em 2020, Matos foi eleito vereador de São Luís. O parlamentar deixa a esposa Liana e os filhos pequenos Samuel e Daniel Matos. A coluna se solidariza com toda a família.

DE OLHO

39 pessoas NO MARANHÃO perderam a vida nas últimas 24 horas devido ao novo coronavírus

Homenagem
O governo estadual não emitiu nota oficial pelo falecimento de Batista Matos. No entanto, o governador Flávio Dino fez homenagem a ele durante entrega do Hospital de Campanha de São Luís.

Dino lembrou da trajetória de Batista Matos no jornalismo e na política. O governador afirmou que a partida de Batista é uma grande perda.

Além disso, Flávio Dino se solidarizou com todas as famílias que já perderam entes queridos para a Covid-19.

E MAIS

• O vereador Batista Matos recebeu homenagem do presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), da Fecomércio e do presidente da Assembleia Legislitiva,
Othelino Neto (PCdoB).

• O ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior (PDT), também prestou homenagem ao vereador e lembrou que Batista foi secretário de Comunicação
em sua gestão.

• O prefeito Eduardo Braide (Podemos) decretou luto de três dias e gravou vídeos nas redes sociais homenageando o vereador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.