Reforço

Maranhão recebe 52 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Ministério da Saúde autorizou as Unidades de Terapia Intensiva adultas e pediátricas para São Luís, Santa Inês, Balsas, Bacabal e Pinheiro em 48 horas; mais cinco leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) foram destinados a Pedreiras

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Leitos de UTI exclusivos para Covid-19 autorizados pelo Ministério da Saúde reforçam atendimento no estado
Leitos de UTI exclusivos para Covid-19 autorizados pelo Ministério da Saúde reforçam atendimento no estado (leito covid)

São Luís - O Ministério da Saúde deu continuidade ontem à prestação de auxílio ao Maranhão desde o início da pandemia com a autorização de mais 18 leitos para o estado. Dessa vez, foram contemplados duas unidades de saúde de São Luís: a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Marly Sarney) e o Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga. Nesse novo lote, foram liberados mais 967 leitos de UTI adulto e 34 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário, em 14 estados.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Marly Sarney) terá a estrutura de atendimento exclusivo aos pacientes grave acometidos por Covid-19 reforçada por oito novos leitos de UTI. Já o Hospital da Mulher será equipado com mais 10 leitos de internação destinados unicamente a portadores do novo coronavírus com necessidade de tratamento intensivo.

Somados aos 34 leitos de UTI Covid-19 autorizados a última segunda-feira (29) a cinco municípios maranhenses (Santa Inês, São Luís, Balsas, Bacabal e Pinheiro), sendo 25 para internação de adultos e nove pediátricos, o número total de leitos liberados pelo Governo Federal ao Maranhão chegou a 52 em apenas 48 horas.
Além de São Luís, a estrutura hospitalar foi reforçada em vários municípios nos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse mensal será de mais de R$ 48 milhões, retroativo à competência de março.

Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

Autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária ao funcionamento das unidades.
Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Suporte ventilatório

Também na última segunda-feira (29), o Ministério da Saúde autorizou cinco leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) para atendimento exclusivo a pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, em caráter excepcional e temporáriom para o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras. Os leitos têm estruturas mais simples que uma UTI e devem receber pacientes que não graves da doença, mas precisam de suporte de oxigênio. O investimento é de R$ 215.424,00.

Além do Maranhão, receberam os equipamentos Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.