Entorpecente

Cerco da PF desarticula quadrilha do tráfico

Criminosos agiam no Maranhão como ainda no Pará, Amazonas e Rondônia e, segundo a polícia, a cocaína era proveniente do Peru e Bolívia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (operação)

Maranhão - A Operação Apachetas da Polícia Federal (PF), realizada na terça-feira, 30, resultou na prisão de 18 criminosos e apreensão de 11 armas de fogo e cerca de dez quilos de substâncias de entorpecentes. De acordo com a polícia, o cerco foi realizado no Maranhão e nos estados do Pará, Rondônia e Amazonas, com o objetivo de desarticular quadrilhas especializadas no tráfico internacional de drogas, lavagem de capitais e comércio ilegal de armas de fogo e munições.

O delegado Alessandro Furtado, chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da PF do Maranhão, informou que as incursões no estado se concentraram na cidade de Pinheiro, contou com o apoio dos cães farejadores da Polícia Civil e resultou em 14 prisões e apreensões de entorpecentes.

As outras apreensões e prisões foram em Castanhal, no Pará; Manaus, no Amazonas e na cidade de Vilhena, no estado de Rondônia. “A operação teve como um dos objetivos a descapitalização das organizações criminosas, com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso havendo condenação, podem responder até 47 anos de reclusão e as investigações vão continuar para efetuar a prisões dos outros criminosos”, frisou o delegado.

Investigação
Alessandro Furtado também disse que a polícia vinha investigando os quadrilheiros desde o ano de 2017. Eles tinham como pontos bases a capital maranhense e a cidade de Pinheiro, mas, após a realização de várias diligências, ficou constatado que havia, pelo menos, três associações criminosas.

Os criminosos tinham atuação nos estados do Maranhão, Amazonas, Rondônia, Pará e Amazonas e a droga era provenientes do Peru e Colômbia, países que fazem fronteira com o Brasil.

Ainda durante a investigação, a polícia conseguiu apreender mais de 600 quilos de cocaína, prender criminosos e desarticulou um laboratório de manipulação de droga, localizado em Pinheiro. Neste local, havia balança de precisão, material para embalar entorpecente, prensa hidráulica e diversos produtos químicos.

O cerco policial foi denominado Apachetas, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes, no Peru. O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto à apacheta a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a cocaína).

Duas Rodas
Oitenta e dois veículos apreendidos, 232 pessoas fiscalizadas, 11 prisões e 255 autos de infração lavrados durante a Operação Duas Rodas, que foi deflagrada pelos policiais rodoviários federais, nas cidades de Miranda do Norte, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Barreirinhas, Humberto de Campos, Arari e Vitória do Mearim no decorrer dos dias de 22 a 26 de março deste ano.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os policiais realizam um trabalho de forma diurna com o objetivo de combater a criminalidade em todo o estado e evitar acidentes de trânsito. Já, as ações da operação Duas Rodas se concentraram nas Brs 135, 222 E 316.

Ainda de acordo com a PRF, durante esse trabalho foram lavrados 255 autos de infração, sendo que os principais foram condutor sem possuir CNH, condutor e passageiros sem utilizar capacete de segurança, veículos indevidamente licenciados, em mau estado de conservação, sem equipamentos de segurança e ultrapassagem em local proibido.

Em relação as ocorrências criminais, segundo a PRF, houve 11 prisões em flagrante, 19 veículos recuperados, sendo que nove adulterados e 10 havia registro de roubo. Os veículos apreendidos foram levados para a sede do pátio da PRF, localizada no Tirirical.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.