Pandemia

Maranhão tem reforço de mais 25 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19

Ministério da Saúde autorizou unidades de internação exclusivas a pacientes graves com coronavírus em Santa Inês, São Luís, Balsas, Bacabal e Pinheiro

Daniel Matos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Estrutura de internação para pacientes com sintomas graves da Covid-19 foi reforçada no Maranhão
Estrutura de internação para pacientes com sintomas graves da Covid-19 foi reforçada no Maranhão (leitos covid)

São Luís - Dando continuidade ao apoio que o Ministério da Saúde vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia, foram autorizados, nessa segunda-feira, 29, mais 25 leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes de Covid-19 no Maranhão, em cinco municípios. O total de leitos liberados pelo MS nesta etapa foi de 2,4 mil, para 23 estados e o Distrito Federal.
Além de autorizar 2.431 leitos de UTI adulto, o Governo Federal viabilizou 50 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário.

No Maranhão, foram contemplados os municípios de Santa Inês (10 leitos), São Luís (9), Balsas (6), Bacabal (5) e Pinheiro (4). Os leitos foram direcionados aos seguintes hospitais: Hospital Regional Tomás Martins (Santa Inês), Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (São Luís), Hospital Regional de Balsas, Hospital Regional Laura Vasconcelos (Bacabal) e Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro).
Também foram autorizados leitos em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 113,6 milhões, retroativo à competência de março.

Autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para seu funcionamento. Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações estão a curva epidemiológica na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.