Publicação

Fragmentos históricos em livro

Escritor Raimundo Balby lançará "Notas e Fragmentos Históricos", seu quinto livro; lançamento, ainda sem data, acontecerá no município de Panalva, terra natal do autor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Escritor Raimundo Balby é natural de Penalva
Escritor Raimundo Balby é natural de Penalva (Raimundo Balby)

São Luís - O escritor maranhense Raimundo Balby está prestes a lançar um novo livro. Chama-se “Notas e Fragmentos Históricos”, a ser apresentado em data ainda não divulgada pelo autor. Trata-se do quinto livro de Balby, que é natural de Penalva e formado em Odontologia.

O primeiro livro que ele lançou é intitulado “A Cultura Neolítica de Penalva” (1985), abordando a ocupação lacustre do município por tribos neolíticas.

Segundo Raimundo Balby, o lançamento de “Notas e Fragmentos Históricos” será no município de Penalva. “Em virtude da pandemia, nós teremos de aguardar mais um pouco, para que possamos divulgar a data de lançamento”, disse.

Obra
A obra versa sobre temas da história de Portugal, do Brasil, do Maranhão e da terra natal do escritor. Além de tecer alguns comentários sobre a democracia americana, Raimundo Balby aborda, ainda, uma de suas paixões: o cinema. Entre outras coisas, ele relembra a trágica história de uma das mais lindas e fascinantes atrizes de Hollywood: Barbara Payton.

O livro traz passagens sobre a chegada dos jesuítas e os índios gamelas. Um dos capítulos traz a história da fundação de Penalva e as famílias-troncos. Outro aborda a “Odisséia dos Urubus- Kaapor”. O autor inclui, também, um capítulo sobre as terras do Tramapúba e outro relembrando o Cine Trianon.

"A minha satisfação em escrever o livro tem relação com Penalva, fonte de inspiração para todos os meus trabalhos literários. E o capítulo mais pertinente é justamente o Guia Cronológico para a História de Penalva, onde pude incluir tudo o que consegui em mais de trinta anos de pesquisas. Também, falo sobre a fundação francesa de São Luís e duas de minhas paixões estão presentes no livro: o cinema e a música. Falo sobre o trovador e poeta carioca Orlando Brito, autor de um clássico da música latina 'Angústia' e que morreu em São Luís, no bairro Cohatrac, completamente esquecido", diz Balby.

Serviço
O quê

Livro “Notas e Fragmentos Históricos”, de Raimundo Balby

Quando

Lançamento com data ainda a ser divulgada

Onde

Penalva

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.