Eleições 2022

Escutec/O Estado avalia gestões Dino e Bolsonaro no MA

Levantamento também abordou cenário de intenções de votos para a corrida eleitoral de 2022, com a liderança do ex-presidente Lula em todos os cenários

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A gestão do governador Flávio Dino tem mais de 30% a avaliação Boa e 26% dos eleitores dizem ser regular
A gestão do governador Flávio Dino tem mais de 30% a avaliação Boa e 26% dos eleitores dizem ser regular (Pesquisa MA)

A pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos divulgada com exclusividade na edição do último fim de semana e que ganhou forte repercussão no meio político, avaliou as gestões do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) no atual cenário.

De um total de 1.400 entrevistados, 10% classificaram a gestão de Bolsonaro como Ótima; outros 14% apontaram a administração federal como Boa; 20% como Regular; 14% como Ruim e 40% como Péssima.

Apenas 2% dos eleitores entrevistados não souberam ou não quiseram responder ao quesito.

Já no que diz respeito à gestão de Flávio Dino, 16% dos entrevistados classificaram como Ótima; 32% como Boa; 26% como Regular; 8% como Ruim e 17% como Péssima.

Não souberam ou não quiseram opinar, 1% dos entrevistados pelo instituto.

Perfil

Dos 1.400 entrevistados na pesquisa, 673 são homens e 727, mulheres. A maior parte dos eleitores que classificaram a administração do presidente Jair Bolsonaro como Ótima, declarou possuir ensino superior completo/incompleto: 15%.

A menor fatia é de quem declarou possuir apenas o ensino fundamental: 6%, apenas.

Já dentre aqueles que avaliaram a gestão do presidente como Péssima, 48% possuem o ensino superior completo/incompleto. Outros 34%, a menor fatia, possuem o ensino médio completo/incompleto.

No que diz respeito à avaliação da gestão Flávio Dino, a maior parte dos entrevistados que classificaram a administração como Ótima [18%], declarou possuir o ensino fundamental completo/incompleto.

Já em relação à avaliação da gestão como Péssima, a maior fatia, ou seja, 20% destes, declararam possuir o ensino superior completo/incompleto. A menor parte dos que opinaram pela classificação de Péssima possui o ensino fundamental.

A pesquisa foi feita por telefone com as equipes coordenadores e pesquisadores trabalhando em sistema “home office”.

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 25 deste mês e possui um intervalo de confiança de 90%.

A pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Disputa pela Presidência da República foi avaliada

A pesquisa Escutec/O Estado também ouviu o eleitorado a respeito das intenções de votos para a eleição presidencial de 2022.

Na estimulada - quando o eleitor recebe um card com os nomes dos pré-candidatos já listados, 54% dos eleitores declararam voto no ex-presidente da República -, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aparece na segunda colocação com 20% das intenções de votos.

Os dois são seguidos por, Ciro Gomes (7%); Sergio Moro (3%); João Dória (2%); Luciano Huck (2%); João Amoêdo (2%); Eduardo Leite (1%); Guilherme Boulos (0%); Nenhum deles (5%) e não souberam ou não responderam (4%).

Na espontânea, quando o entrevistado sugere nomes de candidatos sem ter acesso a uma lista prévia, Lula aparece na liderança com 26% da preferência do eleitorado.

Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 18% das intenções de votos e pelo ex-ministro Ciro Gomes, com 4%.

Outros candidatos como Luciano Huck, João Amoêdo, Alvaro Dias, João Dória, Sérgio Moro e Flávio Dino somaram, juntos, 5% das indicações de votos.

Outros 4% dos ouvidos responderam não votar em ninguém no pleito de 2022 e não souberam ou não responderam, 43%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.