Fora da meta

Alcântara é a cidade com menor índice de vacinação no estado: 7% apenas

Painel da Covid-19 alimentado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra panorama de vacinação em todos os municípios do estado

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Vacinas)

SÃO LUÍS - Dados de vacinação do Painel Covid-19, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostram que Alcântara é a cidade com menor índice de vacinação do Maranhão.

De acordo com o relatório - que é atualizado diariamente por meio de uma plataforma na internet -, Alcântara aplicou somente 7,37% das doses recebidas.

Ao todo, foram 10.867 doses recebidas, e somente 801 doses cadastradas como já aplicadas no sistema nacional, do Ministério da Saúde, e consequentemente, no painel administrado pela SES.

Segundo município de menor índice de vacinação no estado é Cajari, com 14,86% das doses já aplicadas na população.

Cajari recebeu 4.960 doses do Estado, mas somente aplicou 737 doses das vacinas.

Outras cidades também apresentam percentual muito abaixo do esperado no quesito vacinação:

Santa Helena (22,1%); Mirinzal (22,15%); Cândido Mendes (23,87%); São Vicente Ferrer (24,72%); Anajatuba (26,17%); Serrano do Maranhão (26,28%); Presidente Juscelino (26,98%) e Santa Rita (27,08%), dentre outras.

O governador Flávio Dino (PCdoB) tem cobrado dos gestores municipais a aplicação das doses e o respectivo registro no sistema do Ministério da Saúde.

Ele afirmou que a discrepância entre as doses já recebidas do Governo Federal, e as aplicadas, enfraquece a luta do estado em busca de novas vacinas.

Há três semanas, em decreto, ele determinou que somente entregaria novas vacinas a municípios que comprovassem a aplicação de pelo menos 60% das doses anteriores já recebidas.

Logo em seguida, ele ampliou a exigência para 70% e lembrou que o panorama do estado em relação às doses aplicadas ainda era ruim.

Ao todo, o Maranhão já recebeu 777.174 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Deste montante, apenas 439.670 já foram aplicadas pelos municípios.

Os dados todos constavam no relatório atualizado do painel até o fim da tarde de ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.