Covid-19

Quem não viajou, aproveitou as praias, que ficaram movimentadas

As medidas para reduzir o contágio pelo novo coronavírus foram intensificadas neste fim de semana na Grande São Luís; banhistas e pedestres foram flagrados sem máscara de proteção

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Famílias optaram por se divertir na praia; orla ficou bem concorrida na sexta-feira e faltou o uso de máscaras
Famílias optaram por se divertir na praia; orla ficou bem concorrida na sexta-feira e faltou o uso de máscaras (praia feriado)

São Luís – Começaram a valer na sexta-feira, 26, as medidas restritivas mais rigorosas definidas pelo Governo do Estado, que se estendem até este domingo, 28. Apenas serviços essenciais podem funcionar nesse período, salvo algumas exceções. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e prevenir a transmissão pelo novo coronavírus. No entanto, já no primeiro dia, o cenário nas praias da Avenida Litorânea não foi de distanciamento e cuidado com as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades médicas. O Estado percorreu toda as praias da área, na manhã de sexta-feira, 26, e observou banhistas e transeuntes. Quase a unanimidade deixou a máscara de lado.

O dia amanheceu nublado e com nuvens de chuva, além de temperatura em torno dos 27 °C, mas, mesmo com o clima pouco favorável, muita gente resolveu arriscar na orla.

O vendedor de picolé Ribamar Moraes, que por ter 63 anos já compõe o grupo de risco da Covid-19, viu no feriado uma oportunidade de lucrar, mas, segundo ele, as vendas não estavam muito satisfatórias. “Não está rendendo nem para comer, então fica difícil”, destacou. Ele afirmou nunca ter feito teste para a doença, mas acredita já ter contraído o vírus anteriormente.

Feriado em família
Alexandro Pereira é corretor de imóveis paulista e mora há 15 anos na Grande Ilha, e decidiu levar a filha e a esposa para aproveitarem o feriado. Ele contou que os ludovicenses não costumam dar valor as belezas naturais locais. Enquanto falava, Alexandro esqueceu de utilizar um acessório importante, a máscara.

“Todo fim de semana eu estou aqui. Acredito que pela questão do distanciamento social de 2 m, estou afastado do pessoal, não é perigoso. A gente não costuma ficar em locais muito agitados, sou até meio paranoico, estou com o álcool em gel aqui. A gente tenta se prevenir”, afirmou.

A ludovicense Dulcilene Silva, operadora de caixa, que atualmente está morando em Rio Claro, São Paulo, veio passar férias na cidade natal e aproveitar para rever a família. Ela retornou para SP na madrugada deste sábado, 27. Entre filhos, sobrinhos, os pais e o irmão – que veio de Boa Vista, Roraima, para reencontrá-la, após 20 anos distantes – ela aproveitou a praia. O único problema, além da grande aglomeração de pessoas, ainda que fazendo parte do mesmo núcleo familiar, é que nenhum deles estavam utilizando máscara, um equipamento essencial, até em locais com ventilação.

“A gente está tomando cuidado, estamos bem distantes. Quando a gente chegou, não tinha quase ninguém, mas está todo mundo afastado um do outro. Graças a Deus nunca tivemos Covid-19”, frisou ela.

Pessoas correndo, praticando esportes, comendo e tomando água de coco, foram flagradas sem o uso da máscara, uma tecla que há muito tempo vem sendo batida pelas autoridades médicas do mundo todo, como um dos principais métodos para evitar a transmissão da Covid-19.

Em um quiosque de venda de água de coco, próximo ao parquinho da Avenida Litorânea, uma aglomeração se formou, sem distanciamento e sem álcool em gel nas mesas.

SAIBA MAIS

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou em entrevista à imprensa, na sexta-feira, 26, que bares e restaurantes poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade a partir de segunda-feira, 29. O segmento estava de portas fechadas desde o dia 15 de março e um auxílio emergencial estadual foi criado para evitar demissões durante o período.

Funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, 29

  • Comércio funciona das 9h às 21h
  • Shows e eventos suspensos por mais uma semana
  • Bares e restaurantes voltam a funcionar partir do dia 29, com limite de 50% da capacidade
  • Academias também abrem com limite de 50% da capacidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.