Delícia

Maranhão inicia produção inédita de cacau orgânico em Paço do Lumiar

Agricultores do Polo Agrícola HortCanaã fecham contrato com chocolateria local e prevêm plantio de 36 mil pés da fruta em três anos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Agricultores com a chef Fernanda Lisboa com o chocolate embalado
Agricultores com a chef Fernanda Lisboa com o chocolate embalado (cacau orgânico / chocolate tapuio)

São Luís - Vem de Paço do Lumiar, a 35 minutos de São Luís, a principal novidade quando o assunto é agricultura no estado: o cultivo inédito de cacau orgânico para produção de chocolates 100% maranhenses. Agricultores de 25 famílias do Polo Agrícola HortCanaã plantaram, cuidaram, colheram e venderam a primeira produção local do fruto, que virou barras, bombons e trufas fabricados por uma chocolateria local. Com o sucesso da empreitada, o objetivo, agora, é ampliar o cultivo. Nos próximos três anos, a ideia é aumentar o plantio de cacau de 2 mil mudas para 36 mil pés da fruta, numa área total que deve chegar a 40 hectares, o dobro do tamanho atual.

No município da Região Metropolitana, o cacau orgânico é cultivado através de técnicas agroflorestais, nas quais se combinam espécies de árvores com outras culturas agrícolas ou criação de animais, de forma simultânea. Tudo é feito sem o uso de pesticidas ou fertilizantes. O plantio tem o suporte da Eneva, maior empresa privada de geração integrada de energia do país, e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), sob gestão da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Pelos próximos dois anos, o cacau do Polo Agrícola já tem destino certo. Toda a produção será enviada para a chocolateria Tapuio, que vai fabricar os doces orgânicos. A receita estimada para os agricultores com a venda do insumo é de R$ 250 mil por ano. “Para nós, o mais importante é que já temos para quem entregar toda nossa safra. Assim, nós temos a garantia de que vamos gerar renda e progredir. É uma vitória”, comemora a agricultora Cleonice da Silva, de 63 anos.

No Maranhão, a Tapuio fabrica chocolates por meio de um processo chamado "Bean to Bar", conhecido também como "do grão à barra". Ele exige qualidade desde a seleção das amêndoas de cacau até a comercialização das barras. “Tem um cuidado especial. Quando é colhido, o cacau é dividido de maneira específica para não misturar frutos com sementes estragadas. Além disso, existem características que devem ser levadas em conta como o tempo para fermentação, o processo de torragem, entre outras”, resume a chef e proprietária da marca, Fernanda Lisboa.

Projeção

A primeira produção de chocolate orgânico 100% maranhense foi colocada à venda nas lojas da Tapuio no estado. Mas a ideia é que o sabor local chegue a outras partes do mundo. “Trabalhamos com a projeção de exportação com alguns parceiros e temos a expectativa de conseguir vender, por exemplo, para Arábia Saudita”, conta Lisboa.

Com o plantio pioneiro, o Maranhão se junta à Bahia e ao Pará no cultivo orgânico de cacau. A expectativa é que as colheitas sejam realizadas pelo menos duas vezes ao ano. No mundo, cerca de 4 milhões de toneladas anuais de cacau são produzidas, movimentando US$ 12 bilhões e empregando mais de 6 milhões de agricultores. No Brasil, a plantação nacional de cacau é liderada pelo Pará. Nos últimos cinco anos, calcula-se que o cultivo teve crescimento de 25% no país, totalizando cerca de 193 mil hectares plantados. Para este ano, a expectativa é de 269 mil toneladas de amêndoas de cacau sejam produzidas.

Fique por Dentro

Polo Agrícola Hortcanaã completa 10 anos

O Polo Agrícola HortCanaã completou dez anos em 2021. O local foi criado como alternativa de renda para agricultores da comunidade Vila Nova Canaã. A vila faz parte de programa de reassentamento, conduzido pela Eneva. Além do cacau orgânico, o Polo produz mais de 30 variedades de alimentos, entre frutas, verduras e hortaliças, que são comercializadas nas feiras do município. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles, ao longo deste período, os agricultores participaram de diversos cursos de capacitação e conquistaram a certificação orgânica sobre toda a sua produção, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Com relação ao cacau, especificamente, os agricultores desenvolveram um modelo produtivo competitivo para cultivar cacau de qualidade, gerando um produto de alto valor agregado", explica. A associação participa também do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com fornecimento regular para 29 escolas de Paço do Lumiar; além do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social. “Nós, da Eneva, ficamos muito felizes, principalmente pelo legado de sustentabilidade, saúde, educação e geração de renda que a Vila e o Polo vêm proporcionando aos moradores e trabalhadores locais nestes dez anos”, enfatiza Teles. Em 2018, o projeto foi o vencedor do 13° Prêmio Brasil Socioambiental, na Categoria Responsabilidade Social.

Saiba Mais

Conheça o processo de fabricação de chocolate do grão à barra

1 - Análise

É o primeiro passo da fabricação do chocolate "bean to bar". Saber decifrar os segredos de um bom cacau é fundamental, pois cada origem do cacau traz para o chocolate suas principais características. Com a análise é possível perceber a qualidade e as nuances da matéria prima para desenvolver receitas coerentes.

2 - Torra

As etapas que imprimem os sabores e aromas no chocolate "bean to bar" são a fermentação do cacau, ainda na fazenda, e a torra, já na fábrica de chocolate. É importante estar atento às variáveis tempo e temperatura durante a torra.

3 - Separação de cascas

Depois de torradas, as amêndoas devem esfriar à temperatura ambiente para serem quebradas. Então primeiro é quebrada as amêndoas torradas e depois retiradas as “casquinhas”. O que resta depois desta ação são os “nibs de cacau”.

4 - Refino e conchagem

Os “nibs de cacau” são o principal ingrediente do chocolate. Eles precisam ser refinados no tempo exato para chegar à granulometria correta sem perder os compostos que dão os sabores do chocolate. O processo pode durar de 12 horas a 3 dias.

5 - Têmpera

É o processo de arrumar os cristais de gordura da massa, o que torna o chocolate agradável aos olhos e ao paladar.

6 - Moldagem, resfriamento e embalagem

Depois de temperado, o chocolate é moldado. Após esse processo, ele passa para o resfriamento que pode ser feito em tuneis, em geladeiras ou mesmo em gabinetes climatizados. Depois disso, está pronto para embalar e chegar às lojas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.