Decisão

Sampaio Corrêa tem caminho complicado no Nordestão

Próximo do G-4 do Grupo A da Copa do Nordeste, Tricolor tem três jogos decisivos contra times que também brigam por vaga na próxima etapa, na reta final da primeira fase da competição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Jefinho em treino do Sampaio no CT do clube
Jefinho em treino do Sampaio no CT do clube (JEFINHO SAMPAIO )

SÃO LUÍS Próximo do final da 5ª rodada primeira fase da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa segue na quinta colocação do Grupo A, empatado em número de pontos e jogos com o Confiança, ambos com seis pontos, mas perdendo no saldo de gols (0 x-1). Porém, faltando três rodadas para o fim da fase classificatória, a Bolívia ainda acredita em classificação. A caminhada nos seus últimos três jogos não serão fáceis, pois enfrentará: o Salgueiro (SE), sexto colocado do Grupo B, com sete pontos; o Ceará, segundo colocado do grupo A, com oito pontos; e o CSA líder da sua chave, que nove pontos.

Apesar do caminho difícil, a equipe do Sampaio Corrêa está empolgada ao conquistar sua primeira vitória na Copa do Nordeste ao bater o Altos (PI), no Estádio Albertão, em Teresina (PI), na rodada passada.

Porém, o volante Ferreira fala em humildade diante do próximo adversário o Salgueiro (PE), na próxima segunda-feira, 22, às 19h30, no Estádio Castelão. “Temos que seguir trabalhando com humildade e pé no chão. Trabalhar para mais uma final que vai ser contra o Salgueiro”, disse.

Regulamento

Na primeira fase, 16 times são divididos em dois grupos de oito e as equipes de um grupo enfrentam as do outro grupo em turno único. Os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: primeirol, mais vitórias; segundo, melhor saldo de gols; 3º mais gols pró; 4º menos cartões vermelhos; 5ºmenos cartões amarelos; 6º sorteio. Quartas e Semifinal são disputadas no sistema mata-mata em jogo único e, em caso de empate, a vaga é decidida na disputa de pênaltis.
Final é disputada em jogos de ida e volta e, em caso de igualdade nos pontos e, posteriormente, no saldo de gols do confronto, o título vai para a disputa de pênaltis.

Aniversário na pandemia

Devido ao crescimento da pandemia da Covid-19, para comemorar os 98 anos do clube foi realizada na sede uma bênção do Diácono George, que contou com a presença de todo elenco, comissão técnica e dirigentes, mantendo o distanciamento social.

O dia 25 de março não é uma data qualquer. No longínquo ano de 1923, nascia em São Luís a Bolívia Querida de tantas paixões, que nesta quinta-feira, 25, celebrou mais um marco em sua história; 98 anos de lutas, superações e glórias.

Dos 98 anos da Bolívia Querida, o presidente Sérgio Frota afirmou o orgulho de ter contribuído com 14 temporadas pelo seu clube de coração. Ao olhar para trás, lembra o cenário deteriorado que encontrou, e sorri ao constatar as transformações ao longo desse período. “A caminhada tem sido árdua, cheia de obstáculos e empecilhos, mas feita com passos firmes e decididos, próprios daqueles que lutam por uma causa justa e pelo maior dos motivos que conheço: a paixão. Nada foi fácil, nem será no futuro”, disse o dirigente.

História

Paredes detonadas, matagal por toda parte e condições precárias de treinamento. O cenário era assustador, ao mesmo tempo que desafiador, conforme o presidente boliviano, que não deixa de reconhecer o esforço de membros da sua diretoria, como Luís Fernando Cadilhe e o saudoso Batista Oliveira. Um guerreiro que recentemente partiu deste plano, mas deixou seu legado de trabalho e amor pelo Sampaio.

A sala de troféus também foi incrementada durante a gestão Frota. Um total de 14 títulos. Entre eles, um Campeonato Brasileiro, invicto, uma Copa do Nordeste e seis estaduais.

A saúde financeira do clube também é um fator a ser destacado durante a administração atual, com a diminuição do passivo, além se terem sido equacionadas as principais dívidas com a União; FGTS, INSS, Dívida Ativa da União e Tributos Federais.

Em 2007, o Sampaio não estava disputando nenhuma divisão do futebol nacional, ocupava apenas a 63ª posição no Ranking Nacional de Clubes, e hoje é o 33º colocado, com mais pontos do que todos os outros clubes maranhenses somados

“A caminhada tem sido árdua, cheia de obstáculos e empecilhos, mas feita com passos firmes e decididos, próprios daqueles que lutam por uma causa justa e pelo maior dos motivos que conheço: a paixão. Nada foi fácil, nem será no futuro, muito em função da realidade precária do Maranhão, mas seguimos fazendo a nossa parte para deixar um legado vitorioso ao clube”, destacou o presidente Sérgio Frota.

Por fim, Frota deixa uma mensagem de otimismo a todos nesses 98 anos da Bolívia Querida e agradece aos contribuíram, de uma forma ou de outra, pela consolidação do clube no cenário nacional: “Ainda temos muito por fazer. O momento do ser humano hoje, no mundo todo, é de reflexão, e só quero desejar os parabéns a cada torcedor, principalmente os mais humildes, que ajudaram o Tricolor de São Pantaleão a ser um dos maiores clubes de futebol do nosso Brasil. Que Deus abençoe a Bolívia Querida e a todos nós”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.