Programação

Folclore para se despedir do mês de março

Grupos de bumba meu boi e tambor de crioula compõe a programação virtual deste fim de semana do Centro Cultural Vale Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Bumba meu boi integra a programação do CCVM
Bumba meu boi integra a programação do CCVM (boi)

São Luís - Encerrando as apresentações do Pátio Aberto no mês de março, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) recebe dois grupos de bumba meu boi e um tambor de crioula, todos do interior do estado. A programação pode ser vista no canal da instituição no Youtube: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao.

Amanhã, diretamente da Vila Barroso, Zé Doca (MA), se apresenta o bumba meu boi do Parque da Buritizeira. Na apresentação, o boi é o personagem principal, mas também está presente a relação do amo Pai Cândido Preto com seu guia, Rei Dom João, que lhe fez o pedido de ter um boi no período junino. Uma história que envolve muito sincretismo e cultura popular.

No domingo, haverá a apresentação “Irreverência e Alegria”, com o tambor de crioula Alegria de São Benedito. A manifestação, que nasceu de uma conversa entre seus fundadores, que possuíam apenas uma parelha de tambor em mãos para começar, prosperou e hoje o grupo é composto por 67 integrantes que se apresentam em festejos nos municípios de Cajapió, Pinheiro, Viana e outros.

Fechando o trio de cultura popular, na segunda-feira, é a vez da União dos Brincantes de Bumba Meu Boi de São João, com a manifestação do Povoado Enseada Grande (MA). O grupo une alegria, brilho e religiosidade desde 1999, levando sua devoção aos festejos da cidade de Matinha, com sua brincadeira sempre protegida pelos santos padroeiros do batalhão.

Serviço
O quê

Apresentações do Pátio Aberto no mês de março

Quando

Amanhã, domingo e segunda-feira

Onde

Youtube: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.