Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Gestão da pandemia

Governadores e prefeitos, de posse de uma autonomia nunca antes vista no Brasil, fizeram o que bem entenderam desde que o Supremo Tribunal Federal assim decidiu. E a gestão da pandemia transformou-se neste caos que estamos assistindo. Dados das últimas 48 horas indicavam que apenas a região Norte está estável na média de mortes, com 8%. Todas as outras regiões apresentam aceleração, sendo: Nordeste (32%), Centro-Oeste (97%), Sudeste (40%) e Sul (76%).

OS CANTORES Fernando e Franco, ao piano, durante gravação do videoclipe da canção “Relacionamento Abusivo”, nas dependências do Hotel Blue Tree São Luís. O resultado já pode ser conferido na página oficial dos artistas no YouTube
OS CANTORES Fernando e Franco, ao piano, durante gravação do videoclipe da canção “Relacionamento Abusivo”, nas dependências do Hotel Blue Tree São Luís. O resultado já pode ser conferido na página oficial dos artistas no YouTube

Videoclipe
De autoria dos irmãos e cantores sertanejos Fernando e Franco, a composição “Relacionamento Abusivo” repercutiu positivamente nas redes sociais.
Além da produção do videoclipe, gravado no Hotel Blue Tree São Luís e lançado na noite de terça-feira, na página oficial dos artistas no YouTube, ganhou destaque a letra da música, que trata de um tema presente na vida de muitos casais.
A canção, executada ao piano, retrata o sofrimento de mulheres que experimentam relacionamentos abusivos, os quais podem resultar em situações de violência psicológica ou física.
O projeto musical revela a maturidade dos dois artistas. Apesar de suas idades (Franco tem 23 e Fernando, 20.), eles abordam um assunto complexo e polêmico, contribuindo, também, para valorizar a música sertaneja, que ganha mais qualidade com as vozes da nova geração.

Misoginia e sexismo
Um projeto de lei onde é vedada às empresas a contratação e/ou realização de publicidade impressa, eletrônica ou audiovisual por qualquer meio de comunicação, que exponha, divulgue ou estimule todo e qualquer tipo de violência sexual contra a mulher, e/ou que fomente a misoginia e o sexismo foi apresentado, na Assembleia Legislativa do Maranhão, pela deputada Ana do Gás.
Inclui-se na vedação imposta por essa lei a publicidade realizada por mídias veiculadas nas redes sociais na internet.
A PL foi apresentada após críticas, nas redes sociais, a uma postagem, de teor sexista, de um clube de futebol maranhense, em parceria com uma rede de motéis. Na publicação, aparece a foto de uma modelo de costas, seminua, onde se exclui a cabeça da mesma, ao lado de informações sobre descontos cedidos a sócios do clube.

Sobre turistas
Pesquisa de demanda turística realizada pela Secretaria Municipal de Turismo durante o período de alta temporada, com o objetivo de coletar dados sobre o turista que visita esta cidade, revela que 83% dos entrevistados classificaram a experiência na capital maranhense como positiva.
Segundo a pesquisa, 55% dos turistas são homens e 45% mulheres.
Em relação às regiões do Brasil, os dados mostram que 45% vieram do Sudeste, 28% do Nordeste, 17% do Centro-Oeste, 5% do Sul, 4% do Norte e 1% estrangeiros.
A maioria (47%) se hospedou em hotéis, 31% em casa de amigos, 8% em apartamento ou casa alugada.

Vacinação no Convento
Felipe Camarão, presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira e secretário de Estado da Educação, e o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior, estiveram no Convento das Mercês, onde funciona a sede da FMRB, para avaliar a possibilidade do espaço servir como ponto de vacinação.
Camarão apresentou o ambiente e deixou tudo à disposição da Prefeitura de São Luís para que avalie o local e veja a possibilidade de implantação de um ponto de vacinação para combate à Covid-19.
Ele sinalizou para uma possível parceria com a Prefeitura na cessão do espaço e ressaltou que o Governo do Estado está à disposição e fazendo todo o possível para combater a crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

O POETA polaco Adam Zagajewski, que morreu no Dia da Poesia, poetou certa vez: “quando nos despedirmos por muito tempo/ ou para sempre de alguém que amamos,/ sentiremos de repente que nos fazem falta as palavras/ e que agora temos de falar por nós próprios,/ já ninguém o fará por nós/ – porque um grande poeta nos deixou”
O POETA polaco Adam Zagajewski, que morreu no Dia da Poesia, poetou certa vez: “quando nos despedirmos por muito tempo/ ou para sempre de alguém que amamos,/ sentiremos de repente que nos fazem falta as palavras/ e que agora temos de falar por nós próprios,/ já ninguém o fará por nós/ – porque um grande poeta nos deixou”

TRIVIAL VARIADO

Sinal dos tempos: com a tabela de vacinação por idade, nunca se viu tanta gente querendo ser mais velha. Ou melhor, tanta gente revelando a verdadeira idade. Ninguém mais esconde a idade. E, se possível, até aumenta para ser logo vacinada.

Pesquisa feita pelo Instituto Exata para o programa Ponto e Vírgula, da Difusora FM, sobre as próximas eleições, mostra que, se as eleições para o Governo do Estado fossem hoje, Roseana Sarney apareceria com 30% das intenções de voto. Depois dela, aparece o senador Weverton, com 20%, e o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Josimar Maranhãozinho aparece com 7%, o vice-governador Carlos Brandão com 6% e Dr. Lahesio com 5%. Pelo menos 9% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum deles e 13% não sabem ou não responderam.

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, importante indicação em que solicita ao Governo do Estado a inclusão de policiais militares e civis no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou ao Ministério Público do Maranhão que o governo decidiu aditivar em 25% todos os contratos de fornecimento de oxigênio líquido. Essas contratações ocorrem por estimativa de uso.

O governo estadual está com as inscrições abertas para o seletivo que contratará quase 600 profissionais que auxiliarão os municípios na vacinação.

Os profissionais atuarão na Força Estadual de Saúde do Maranhão e a iniciativa do poder público estadual visa promover maior agilidade na aplicação das vacinas, considerando o aumento no volume de doses recebidas.

As atividades presenciais na Assembleia Legislativa foram suspensas até esta sexta-feira, incluindo as sessões ordinárias e extraordinárias.

A cantora maranhense Alcione, de 73 anos, já está vacinada contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na manhã de quarta-feira. A Marrom compartilhou um vídeo do momento em seu perfil no Instagram. E aparece de máscara, segurando o comprovante da imunização.

Em Belém a Covid-19 fez mais uma vitima na área de gastronomia. Fechou as portas esta semana um dos mais emblemáticos restaurantes daquela capital, o “Lá em casa”, fundado pela família Martins.

O REPÓRTER PH com a grande amiga Elizabeth Rodrigues, diretora do Grupo Dom Bosco, numa época de nossas vidas em que éramos livres e não sabíamos que éramos também muito mais felizes. Nunca poderíamos imaginar que iríamos viver um tempo que parece não passar nunca, de tantos amores perdidos e de tantos risos contidos...
O REPÓRTER PH com a grande amiga Elizabeth Rodrigues, diretora do Grupo Dom Bosco, numa época de nossas vidas em que éramos livres e não sabíamos que éramos também muito mais felizes. Nunca poderíamos imaginar que iríamos viver um tempo que parece não passar nunca, de tantos amores perdidos e de tantos risos contidos...

DE RELANCE

Partiu um grande poeta
A poesia está de luto com a partida para a eternidade, no último domingo, de um dos maiores expoentes da minha geração: o polaco Adam Zagajewski, várias vezes candidato ao Nobel da Literatura. Ele morreu domingo, Dia da Poesia, em Cracóvia, aos 75 anos. Um dos tópicos centrais da sua poesia, defendeu o poeta e crítico norte-americano Robert Pinsky, era “a presença do passado na vida cotidiana”, a História como “uma força imensa, por vezes sutil, que impregna o que as pessoas vêem e sentem todos os dias”.

Partiu um grande poeta...2
Amigo do jornalista Napoleão Sabóia, de saudosa memória, Zagajewksi participou com ele e este Repórter PH de inesquecíveis incursões na vida boêmia de Paris. Fundador, com outros jovens escritores polacos, do grupo Teraz (Agora), inspirado pelo Maio de 1968, Zagajewksi escreveu depois, em 1974, com Julian Kornhauser, um livro que se tornaria um manifesto dos poetas da chamada Geração de 68, defendendo uma poesia enraizada na vida cotidiana e atenta à realidade social.

Partiu um grande poeta...3
Reencontrei Zagajewski quando ele passou por Lisboa em junho de 2018 para participar na sessão inaugural dos encontros internacionais de poesia promovidos pela Casa Fernando Pessoa. Foi quando ganhei dele um autógrafo na edição portuguesa, com o selo da Tinta-da-China, de sua antologia de poemas Sombras de Sombras (2017), com traduções de Bruno Marco.

Partiu um grande poeta...4
Num dos mais belos poemas traduzidos em Sombras de Sombras, lê-se: “Só na beleza criada pelos outros/existe consolação, na música/ e nos poemas dos outros./ Só os outros podem nos salvar,/ mesmo que a solidão tenha o sabor/ do ópio. Não são o inferno, os outros,/ se os espreitarmos de manhã, quando/ têm a testa limpa, lavada pelos sonhos./ Por isso cismo muito sobre a palavra/ que hei de usar, ‘ele’ ou ‘tu’. Cada ‘ele’/ é uma traição a qualquer ‘tu’, mas, / em troca, um poema de alguém fielmente/ oferece uma fresca, moderada conversa”.

Partiu um grande poeta...5
Em outro poema, dedicado a um amigo também poeta, Zagajewski começa por constatar que “verdadeiramente nada muda/ na luz banal do dia/ quando um grande poeta nos deixa”, mas termina com esta observação: “Contudo, quando nos despedirmos por muito tempo/ ou para sempre de alguém que amamos,/ sentiremos de repente que nos fazem falta as palavras/ e que agora temos de falar por nós próprios,/ já ninguém o fará por nós/ – por que um grande poeta nos deixou.”

Sem a nota do ENEM
O adiamento do Enem, com a expectativa da divulgação das notas só no dia 29 de março, trouxe consequências no planejamento dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior neste semestre. Cientes desta situação e sempre em busca de soluções para o seu público, a AGES, instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, vai permitir que os alunos se matriculem antes da divulgação da nota do Enem.

Sem a nota do ENEM...2
Os estudantes podem fazer sua inscrição no curso desejado, realizar sua matrícula e acompanhar as aulas normalmente, sem atrasos nas matérias. Os interessados podem usar as notas do Enem de anos anteriores, fazer uma prova digital ou usar o seu histórico escolar. Após a divulgação da nota do Enem, os estudantes ainda contarão com um incentivo da AGES na parte financeira, pois o desempenho do aluno no exame pode garantir bolsa de até 100% para todo o curso.

Ex-presidentes imunizados
Já são cinco ex-presidentes imunizados contra a covid-19 no Brasil. O primeiro a se vacinar, em 05/02, foi José Sarney, em Brasília. Fernando Henrique Cardoso recebeu a primeira dose em 11/02, na sua casa, em São Paulo. Michel Temer foi o terceiro, em 27/02. Ele pegou a fila do drive-trhu no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os três primeiros a se vacinar já receberam a segunda dose, necessária para eficácia completa da vacina. Neste mês, Lula tomou a vacina em São Bernardo do Campo, no dia 13/03. Dilma Rousseff foi a mais recente. Recebeu a vacina em Porto Alegre, na última segunda-feira. O mais jovem entre os ex-chefes de Estado, Fernando Collor, 71 anos, foi o único que ainda não recebeu o imunizante.

Para escrever na pedra:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Declaração muito atual e verídica do jurista Ruy Barbosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.