Pandemia

Dias de "folga" ajudam Sampaio e Moto Club em objetivos distintos

Tricolor usará dias sem jogos para descansar elenco, e o Papão terá dias livres para novo treinador conhecer time

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Técnico Júnior Amorim durante conversa com elenco do Moto Club
Técnico Júnior Amorim durante conversa com elenco do Moto Club (JUNIOR AMORIM MOTO )

No Maranhão, não foi decretado o lockdown, mas para conter a transmissão da pandemia do novo coronavírus, o governador Flávio Dino decretou medidas mais restritivas, entre elas o fechamento de todas as atividades não essências no sábado, 27, e domingo, 28. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a mudança da data do confronto entre Sampaio Corrêa x Salgueiro, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, que estava marcado para esse sábado, 27, foi transferido para a próxima segunda-feira (29). E a Federação Maranhense de Futebol (FMF), remarcou o jogo Moto Club x São José, que estava marcado para este sábado, 20, remanejou também para segunda-feira (29), seguindo no horário das 15h30, no Nhozinho Santos.

Com isso, o Sampaio Corrêa, que enfrentou uma maratona na qual em 23 dias deste mês disputou sete jogos, ganhou um pouco mais de tempo para descansar seus atletas e recuperar os que estão contundidos, O time jogou uma média de uma partida a cada três dias. Na Copa do Nordeste, o Tricolor conquistou sua primeira vitória na tarde desta terça-feira, 23, sobre o Altos, em Teresina. A equipe chegou aos seis pontos e se aproximou da zona de classificação à próxima fase.
Depois de retornar de Teresina (PI), a Bolívia Querida já começa a avaliar e recuperar o elenco a partir desta quinta-feira, 25, e terá até o fim de semana para preparar o elenco para a partida contra o Salgueiro.

Júnior Amorim ganha tempo

Do lado do Moto Club, depois de comandar apenas três treinamentos, o técnico Júnior Amorim gostou do adiamento da partida contra o São José. Com o adiamento, o treinador terá uma semana inteira para seguir conhecer melhor o elenco e implantar a sua filosofia de trabalho junto ao grupo de jogadores. “É uma semana cheia de trabalhos para melhorar aquilo que nós pensamos sobre futebol. Eu gosto de um futebol dinâmico e ofensivo, mas ao mesmo tempo com muita organização. Não abro mão dessa organização tática e em certos momentos nós erramos nesse sentido [diante do Bacabal]. Vamos tentar corrigir para que nesse jogo contra o São José a gente não cometa mais os erros e não leve gols. A gente vai trabalhar firme para tentar conseguir mais uma vitória e cada vez mais dando a nossa cara à equipe”, avaliou.

Contra o São José, o Papão do Norte não contará com o lateral-direito Diego Renan e o atacante Felipe Cruz, que estão suspensos. Além disso, o zagueiro Rodrigo Barreto, o meia Cleitinho e o meia-atacante Raí continuam em tratamento no departamento médico e não ficarão disponíveis. Com 12 pontos, o Rubro-Negro lidera o Campeonato Maranhense e em caso de nova vitória garantirá uma vaga direta nas semifinais da competição.

Estaduais afetados

A pandemia do novo coronavírus já afeta mais da metade dos campeonatos estaduais e, consequentemente, a agenda dos clubes brasileiros. Enquanto o Brasil marca mais de 300 mil vidas perdidas pela doença, os torneios regionais como a Copa do Nordeste não têm conseguido ficar imunes à devastação causada pela covid-19.

Levantamento feito pelo Estadão mostra que, dos 27 torneios regionais deste início de temporada, pelo menos 16 enfrentam algum tipo de restrição.

O mais novo Estadual a entrar nessa lista é o do Rio de Janeiro. Embora a realização do Campeonato Carioca esteja mantida neste momento, a partir de sexta-feira, 27, o torneio não terá partidas na capital por causa da pandemia.

Antes do Rio de Janeiro, outros Estados já estavam nessa situação de restrição parcial dos jogos. Na prática, a competição pode continuar, desde que seja em outras cidades. Em São Paulo, por exemplo, algumas partidas serão a partir de agora realizadas em Volta Redonda (RJ).

Essa foi a opção diante da proibição de realizar jogos no Estado de São Paulo. O Paraná vive situação parecida à do Rio de Janeiro. O futebol está vetado em Curitiba, mas liberado no interior.

A longa lista de Estados com o calendário do futebol afetado pela pandemia tem ainda oito locais nos quais a realização de partidas está suspensa: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Há ainda outras regiões que decidiram adiar o início das competições para esperar uma possível melhora da situação da pandemia. Cinco locais estão nessa situação: Acre, Amapá, Paraíba, Rondônia e Roraima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.