Cidades

Casa e Eletricidade: Conheça os critérios para a instalação do padrão de energia

A instalação e a manutenção do padrão de entrada são de responsabilidade do cliente,
25/03/2021 às 14h41
Casa e Eletricidade: Conheça os critérios para a instalação do padrão de energiaConheça os critérios para uma instalação de padrão de energia (Divulgação)

São Luís - Na hora de instalar o padrão de energia em casa, é comum que apareçam dúvidas acerca de como os procedimentos devem ser feitos e os materiais corretos a serem utilizados. Ter atenção aos mínimos detalhes nesse momento é decisivo para a qualidade do fornecimento de energia elétrica no seu lar, pois um serviço mal feito pode resultar em uma má distribuição elétrica e/ou até uma situação de risco. Por isso, para melhor orientar você e sua família, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas para que serviços desse tipo possam ser realizados de forma segura e livre de qualquer incidente.

A instalação e a manutenção do padrão de entrada são de responsabilidade do cliente, deste modo, é muito importante que o padrão seja construído de acordo com as Normas exigidas e adaptado a carga de energia que será utilizada. Lembre-se com energia elétrica não se brinca, por isso siga à risca todas as medidas de segurança.

Um padrão de energia é composto por caixa de medidor, eletrodutos, fios, disjuntor, etc. O padrão é essencial para a instalação dos componentes que levarão energia elétrica da rede da Equatorial até a sua Unidade Consumidora, por isso, ficar atento a qualidade dos materiais usados e contratar um profissional capacitado na área para realizar a instalação é primordial para garantir sua segurança e funcionamentos dos eletrodomésticos em casa.

FIQUE ATENTO

Para que o seu padrão seja instalado de forma segura confira as dicas a baixo:

Ligação monofásica em poste auxiliar

Os matérias necessários para esse tipo de padrão são: 1 Poste de aço quadrado com capacete, 1 caixa para medidor monofásico, 1 disjuntor termomagnético e 2,5 metros de fio de cobre isolado para 750V.

Quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do poste deverá atender as medidas 70x70x2x5.000 mm, já no caso a ligação seja do outro lado da rede, o tamanho do poste será 70x70x2x7.000 mm. A Caixa deve ser de policarbonato com tampa transparente resistente a raios ultravioletas.

Ligação monofásica no muro ou parede

Para essa categoria de padrão quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 1”x2.400 mm, já para ligação do lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 1”x4.000 mm. O padrão poderá ser embutido ou aparente.

Ligação trifásica no muro de aço

Quando a ligação for do mesmo lado da rede, o tamanho do eletroduto será de 2”x2.400 mm, já se a ligação for oposta a rede as medidas do eletroduto deve ser de 2”x4.000 mm.

A energia elétrica é um bem de consumo invisível e perigoso. O padrão de ligação é um item de segurança que é exigido por lei para evitar choques, queima de equipamentos e até incêndios. Sem o padrão adequado a Equatorial Energia não pode iniciar uma relação de consumo ou fornecimento de energia elétrica com o cliente.


SAIBA MAIS

Critérios para solicitar uma ligação nova
• Não ter débito pendente junto à Equatorial Energia.

• Não pode existir uma unidade consumidora no local para o qual está sendo solicitado o serviço.

• É necessário possuir o Padrão de Ligação devidamente instalado de acordo com o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e também pela Resolução Aneel no 414/2010 ou caso queira financiar o padrão no momento da solicitação do serviço, com exceção dos domicílios rurais com ligações monofásicas, não contempladas pelo Programa LUZ PARA TODOS que receberão gratuitamente pela Equatorial Energia.

Apresentação dos documentos originais, a saber: Qual o tipo de ligação (monofásico ou trifásico).

Cadastro de Pessoa Física: CPF, desde que não esteja em situação cadastral CANCELADA ou ANULADA de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal, e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, CRM) ou o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) para indígenas que não possuem CPF e RG. Para consumidores estrangeiros: CPF e Passaporte.

Cadastro de Pessoa Jurídica: Somente o representante legal da empresa deverá apresentar cartão do CNPJ, Inscrição Estadual (se tiver), contrato ou estatuto social ou outro documento que o habilite (alteração do contrato ou ata de nomeação). Documentos de identificação (originais): CPF, desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal, e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, CRM). Para representantes estrangeiros: CPF e Passaporte. Caso a solicitação seja formulada por terceiros, o solicitante deverá ainda apresentar procuração específica com firma reconhecida em cartório e os seus documentos originais de CPF e Identidade.

• Qual o tipo de ligação (monofásico ou trifásico).

• Endereço completo com ponto de referência do local a ser ligado.

• Atividade desenvolvida na Conta Contrato.

Em caso de duvidas acesse o site da Equatorial Maranhão no endereço: https://ma.equatorialenergia.com.br/

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte