Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Covid e vacina segura

A CoronaVac, vacina da Sinovac Biotech contra a Covid-19, parece ser segura e capaz de provocar reações imunológicas em crianças e adolescentes, conforme resultados preliminares de testes iniciais a intermediários. A empresa informou que os dados preliminares são de testes clínicos iniciais a intermediários com mais de 500 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos, que receberam duas doses médias ou baixas da vacina ou um placebo.

ATUANTE político da próspera cidade maranhense de Presidente Dutra, o jovem vereador André Jardins, já no segundo mandato, iniciou esta semana visitando gabinetes importantes em São Luís. Um deles foi o do empresário Fernando Sarney, com quem trocou ideias sobre o futuro do Maranhão
ATUANTE político da próspera cidade maranhense de Presidente Dutra, o jovem vereador André Jardins, já no segundo mandato, iniciou esta semana visitando gabinetes importantes em São Luís. Um deles foi o do empresário Fernando Sarney, com quem trocou ideias sobre o futuro do Maranhão

Aceleração de casos
Governadores e prefeitos, de posse de uma autonomia nunca antes vista no Brasil, fizeram o que bem entenderam desde que o Supremo Tribunal Federal assim decidiu. E a gestão da pandemia transformou-se neste caos que estamos assistindo.
Dados das últimas 48 horas indicavam que apenas a região Norte está estável na média de mortes, com 8%. Todas as outras regiões apresentam aceleração, sendo: Nordeste (32%), Centro-Oeste (97%), Sudeste (40%) e Sul (76%).
Vinte e uma unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, apresentam alta no índice. Dois estados estão em queda e quatro estão estáveis.

Semana da Água
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais está realizando a I Semana Estadual da Água no Maranhão, que segue até a próxima sexta-feira.
O evento visa promover ações de conscientização voltadas para os recursos hídricos e sua potencialidade para o Maranhão por meio de uma vasta programação.
Que inclui palestras, apresentação de iniciativas em recursos hídricos, simpósio temático, mesa-redonda e minicurso.

Preço da gasolina
O deputado Duarte Junior presidiu, na última segunda-feira, a continuidade da CPI do Combustível instalada no último dia 15.
A segunda reunião discutiu sobre a primeira redução no preço da gasolina, anunciada pela Petrobras, que, até o momento, não baixou o valor para o consumidor.
Também foi enviado novo requerimento de informações, desta vez ao Inmeq, para que contribua com as investigações.
Além do Inmeq, Petrobras, Cade, Senacon, Ministério Público, Procon, Defensoria Pública, SSP, Sefaz e Delegacia da Receita Federal, bem como revendedoras e distribuidores de combustível são os órgãos que já haviam sido procurados pela Comissão.

Cursos de MBA
Aprimoramento é o melhor caminho para a realização profissional e a estabilidade financeira. É por isso que os cursos de MBA ganham cada vez mais importância nesse contexto.
Pessoas capacitadas com um currículo diversificado são cada vez mais disputadas pelas empresas, em qualquer lugar do mundo.
Ao cursar um MBA, você passa a pensar de maneira mais criativa, recicla conhecimentos e adquire uma visão mais abrangente sobre um determinado segmento. Em São Luís, a Faculdade de Negócios Faene é instituição referência em cursos de MBA.

TRIVIAL VARIADO

A pandemia pode isolar, mas não impedir a boa educação de dar frutos profícuos. Prova disso é o Colégio Dom Bosco, que segue a toda com sua proposta pedagógica de escola exponencial e não pára de colher grandes conquistas de seus alunos.

A mais recente conquista dessa escola de campeões foi a aprovação do aluno do Dom Bosco Luis Felipe Fernandes de Souza no disputadíssimo vestibular da USP (SP), o mais concorrido do país, onde Luis Felipe vai cursar Arquitetura e Urbanismo.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz mostrou que a disseminação sem controle do SARS-CoV-2 no Brasil já gerou mutações das variantes do novo coronavírus que circulam no país.

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, importante indicação em que solicita ao Governo do Estado a inclusão de policiais militares e civis no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) retomou este mês com a programação do seu Conexão ACM e apresenta ao público as inúmeras vantagens que é ser um associado da entidade.

O governo federal está realizando reuniões com representantes das indústrias de medicamentos para alerta e pedido de auxílio efetivo. É que os estoques de kits de intubação das secretarias municipais de saúde estão em níveis críticos.

A Justiça Federal determinou ao Estado do Maranhão que providencie a recuperação completa do sistema de troca de água da Lagoa da Jansen, especialmente para garantir o funcionamento das comportas utilizadas para a manutenção do equilíbrio ambiental.

A OAB Maranhão ingressou na Justiça com uma ação civil pública, com pedido de liminar, requerendo que o Estado seja obrigado a apresentar, em até cinco dias, o cronograma de aquisição de vacinas.

O grupo farmacêutico Roche, da Suíça, anunciou nesta terça-feira (23) resultados promissores de testes clínicos para o coquetel experimental anticovid que combina os medicamentos casirivimab e imdevimab para os pacientes não hospitalizados.

Os dados de um estudo de fase 3 – no qual colabora o laboratório americano Regeneron – mostraram redução de 70% nas hospitalizações ou mortes em pacientes com a doença que não tiveram que ser internados em um centro médico, informou a empresa suíça em comunicado.

LENITA Estrela de Sá marcou para o dia 4 de abril, às 18h, o lançamento do seu décimo quinto livro: “Os anéis de Maria”, romance, com o selo da Editora Penalux e apresentação na orelha da premiada Maria Valéria Rezende. A live do lançamento terá a participação do escritor Cefas Carvalho, no canal da Editora Penalux no Youtube
LENITA Estrela de Sá marcou para o dia 4 de abril, às 18h, o lançamento do seu décimo quinto livro: “Os anéis de Maria”, romance, com o selo da Editora Penalux e apresentação na orelha da premiada Maria Valéria Rezende. A live do lançamento terá a participação do escritor Cefas Carvalho, no canal da Editora Penalux no Youtube

DE RELANCE

Mídias Digitais
A Secretaria Municipal de Turismo ofertará a oficina online “Mídias Digitais – Como fortalecer minha marca e produzir conteúdo’. A capacitação integra o Plano de Qualificação Profissional em Turismo, da Prefeitura de São Luís. O objetivo é atender demandas do trade turístico, oferecendo ferramentas para contribuir, de forma prática, para o dia a dia dos profissionais do setor.

Doses de vacinas
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, já foram aplicadas 89.272 doses de imunizantes. Na primeira dose, 66.117 pessoas foram vacinadas. Já com a segunda dose, 23.155 pessoas já completaram o processo de imunização. Os dados da vacinação contra a Covid-19 são atualizados diariamente e divulgados nas redes sociais da Prefeitura de São Luís.

Operador de Suporte
A Secretaria de Estado da Educação firmou parceria com as secretárias de Estado da Segurança Pública, por meio do Centro Tático Aéreo (CTA), e da Saúde (SES), para ofertar o 4º Curso de Operador de Suporte Médico. As aulas teóricas estão sendo gravadas nos estúdios da Escola de Cinema do Iema e ficarão disponíveis para os cursistas por meio da Plataforma do Maranhão Profissionalizado, a partir do dia 29 de março. As aulas práticas acontecerão nos dias 3 e 4 de abril, no CTA. O objetivo é capacitar médicos e enfermeiros para realizar transporte aeromédico nas aeronaves, tendo em vista o cenário adverso e o aumento da demanda, em especial do transporte de pacientes com Covid-19.

Período de defeso
Em vigor desde a última segunda-feira, o quarto e último período de defeso do caranguejo-uçá no Maranhão, que segue até o dia 3 de abril. O objetivo do defeso é proibir a captura, transporte, beneficiamento, a industrialização e comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Concurso literário
O Tribunal de Justiça do Maranhão segue com inscrições abertas para o I Concurso Literário “Maria Firmina dos Reis”, que vai premiar contos, crônicas e poemas sobre a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil. O Concurso Literário, que objetiva incentivar a produção literária acerca do tema, é regulamentado por edital disponível na página do TJMA.

Plano de Recuperação Verde
O governador Flávio Dino discutiu a implementação do Plano de Recuperação Verde (PRV), que visa investir em projetos de bioeconomia, ações para frear o desmatamento ilegal, ampliar oportunidades de geração de trabalho e renda e incentivar a regeneração ambiental de áreas degradadas na Amazônia brasileira. Trata-se de um projeto do Consórcio Amazônia Legal, que reúne os sete estados do Norte mais Maranhão e Mato Grosso, que também fazem parte do território amazônico.

Situação grave
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, é preocupante a situação do fornecimento de oxigênio para unidades hospitalares nos municípios do Maranhão, diante do agravamento da segunda onda da Covid-19. O titular da SES informou que, no momento, a rede pública estadual não corre riscos de desabastecimento, mas disse que nas redes municipais a situação já é mais grave

Para escrever na pedra:
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração”. De Madre Teresa de Calcutá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.