Pandemia

OAB cobra hospital de campanha com 200 leitos na Ilha

Seccional do Maranhão ingressou com ação na Justiça contra o Estado para cobrar, também, informações sobre o processo de vacinação contra a Covid-19

Ronaldo Rocha / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
OAB quer reinstalação de leitos de UTI no Maranhão
OAB quer reinstalação de leitos de UTI no Maranhão (OAB Fachada)

SÃO LUÍS - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão, ingressou com uma ação civil pública na Justiça contra o Estado, para cobrar a imediata reinstalação de um hospital de campanha na Grande São Luís, com um total de 200 leitos disponíveis exclusivamente para pacientes com Covid-19.

A entidade de classe também pediu, em liminar, a apresentação, dentro do prazo de 5 dias, o cronograma de aquisição de vacinas do Estado pelo Ministério da Saúde.

A OAB-MA também quer a apresentação de documentos que comprovem quais as providências tomadas no sentido de adquirir novos imunizantes, devendo indicar com quais laboratórios iniciou negociação e apresentar as propostas formuladas, bem como que o Estado apresente, ainda, os dados quanto ao monitoramento, supervisão e avaliação de cada município, nos termos do item “4.10” do Plano Estadual de Vacinação (que atribui tal responsabilidade ao Estado), uma vez que a maioria dos municípios aplicaram menos de 80% (oitenta por cento) das vacinas recebidas.

Em relação ao hospital de campanha, a OAB quer a destinação de 186 leitos de clínica médica e outros 14 leitos de UTI. A entidade lembrou que o Governo do Estado fechou um hospital de campanha que havia sido instalado na capital em 2020 “antes que a pandemia tivesse atingido o seu momento mais grave”.

O Governo ainda não se manifestou sobre a ação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.