Pandemia

FMF deve alterar jogos por causa do lockdown no Maranhão

Duas partidas estão marcadas para o sábado, 27, porém, o governo do Maranhão anunciou prorrogação de medidas restritivas e lockdown no final de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Antônio Américo, presidente da FMF
Antônio Américo, presidente da FMF (ANTÔNIO AMÉRICO FMF )

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) deve adiar dois jogos marcados para este fim de semana, em São Luís: Moto Club x São José (Estadual) e Sampaio Corrêa x Salgueiro (Copa do Nordeste). As duas partidas estão marcadas para o sábado, 27, porém, o governo do Maranhão anunciou na sexta-feira (19), a prorrogação de medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no estado e lockdown no final de semana.

Entre as medidas anunciadas pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está a suspensão das atividades não essenciais no sábado (27) e domingo (28), o que inviabiliza a realização das partidas de futebol em São Luís.

A FMF disse que o ideal seria a antecipação dessas partidas para a sexta-feira. A entidade já tem o aval da CBF para a antecipação do jogo do Sampai Corrêa x Salgueiro o pelo Nordestão, enquanto espera uma resposta das autoridades sanitárias do estado, para confirmar o remanejamento do jogo entre Moto e São José, pelo Estadual.

“Antônio Américo [presidente da FMF] está aguardando um retorno do secretário de Saúde. Para Sampaio x Salgueiro, já nos prevenimos com a CBF, sobre a possibilidade de vedação para sábado e domingo. Para o Maranhense, o mesmo critério. O ideal é que esses jogos fossem antecipados para sexta-feira, para não impactar na semana seguinte. Caso não dê certo, veremos outras datas”, afirmou o vice-presidente da FMF, Hans Nina.

Momento delicado

Um ano depois do início da pandemia do coronavírus no Brasil, o país vive o seu momento mais delicado. Não é a toa que alguns estados estão entrando em lockdown. Como o futebol não é considerado uma atividade essencial, campeonatos estaduais estão sendo paralisados após decretos dos governadores. No Maranhão, o Estadual ainda não corre risco de ser suspenso, pois o governador do Estado, Flávio Dino, decretou medidas para conter a Covid-19.

As medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Maranhão foram prorrogadas até o dia 21 de março. Seguem suspensos no estado o atendimento presencial em órgãos públicos e aulas presenciais. O comércio continua com restrição e as igrejas só podem funcionar com o limite de 30% da capacidade. Na semana passada, o governador Flávio Dino determinou a suspensão do funcionamento de bares e restaurantes, entre os dias 15 e 21 de março, nos quatro municípios da ilha de São Luís.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) segue mantendo os jogos de futebol do Campeonato Maranhense apesar das medidas restritivas, porém, suspendeu a prensa da imprensa em todas as partidas do Estadual.

Enquanto a Federação Paulista de Futebol (FPF) se organizava nos bastidores para transferir as partidas do Campeonato Paulista para outro Estado, pelo Brasil afora a suspensão de torneios regionais por causa pandemia da covid-19 já afeta oito competições. Sete disputas estão paralisadas totalmente e uma de maneira parcial.

Campeonato afetados

A paralisação total afeta, além de São Paulo, seis outros Estaduais: Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Por outro lado, desde a semana passada duas competições foram retomadas. Santa Catarina já retomou o torneio e Rondônia recebeu a liberação do governo estadual para movimentar seu campeonato no próximo fim de semana.

No Paraná a suspensão só não é completa por causa das prefeituras de algumas cidades do interior. Em Curitiba está proibida a realização de jogos e treinos, mas algumas cidades autorizam as atividades.

O Londrina, por exemplo, está impossibilitado de jogar na própria sede e transferiu nesta quarta o jogo contra o Azuriz para o município vizinho de Arapongas. Até agora, o Estadual realizou somente sete partidas e duas equipes ainda não conseguiram estrear por causa das repetidas suspensões de jogos

O Distrito Federal manteve o campeonato até o limite com a mesma tática pretendida por São Paulo: fazer partidas em outros Estados. O "Candangão" não podia realizar jogos em Brasília por causa de um decreto do governo local e passou a mandar partidas para cidades próximas em Minas Gerais e Goiás.

No entanto, o torneio ficou inviável depois de o governo goiano proibir a realização de atividades esportivas. Para completar, em Minas Gerais a decisão foi de vetar apenas partidas entre times de outros Estados. Essa mesma restrição, aliás, foi a responsável por suspender o encontro válido pelo Paulistão entre São Bento e Palmeiras, previsto para ser disputado nesta quarta

CAMPEONATOS PARALISADOS

Candango - Até o dia 22 de março

Capixaba - Até o dia 1º de abril

Catarinense - Até o dia 19 de março

Cearense - Até o dia 21 de março

Goiano - Até o dia 1º de abril

Paraense - Indefinido

Paulista - Até o dia 31 de março

Tocantinense - Até o dia 30 de março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.