Imperatriz

Ações de assistência religiosa são realizadas no Socorrão e Socorrinho

Serviços de capelania religiosa funcionam todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Na quarta-feira há uma abordagem voltada diretamente aos servidores da instituição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Conforto espiritual é levado pela capelania religiosa do HMI e HMII
Conforto espiritual é levado pela capelania religiosa do HMI e HMII (Imperatriz)

Imperatriz - Com objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar de pacientes, acompanhantes e servidores, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, implementa serviços de humanização com a capelania voluntária.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, explica que “esta é uma forma de humanização, em que o capelão promove cuidado, discernindo e respeitando a diversidade cultural, espiritual e religiosa de pacientes, familiares e servidores. Objetivo é prestar assistência para pessoas em situação de sofrimento e estresse”.

Para o diretor do HMI, Vitor Pachelle, o acolhimento, a valorização do trabalho e do trabalhador é uma das diretrizes do Plano Nacional de Humanização, que foram implantadas no HMI por meio da capelania religiosa. As ações realizadas no hospital levam amor, conforto e esperança para pacientes, familiares e para nossos servidores”, conclui.

Os serviços de capelania religiosa funcionam todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Na quarta-feira há uma abordagem voltada diretamente aos servidores da instituição, juntamente com a direção do hospital.

A coordenadora da capelania do HMI e HMII, Valquelene Carvalho Milhomem, destaca a importância do auxílio no atual cenário de pandemia. “Levando em consideração o panorama da Covid-19, onde muitos de nós atuam na linha de frente, promovemos momentos de espiritualidade e conforto para pessoas sobrecarregadas e cansadas. Assim, podem doar um pouco do seu tempo para fazer um louvor ou oração em um momento de sofrimento, o que leva conforta para o coração e a alma. Muitos se sensibilizam e alguns emocionados até choram”.

A coordenadora relata que todos são favorecidos com a assistência religiosa. “A oração de quarta-feira contemplou todos os setores do Socorrão, onde cada posto hospitalar foi visitado. Quando é voltada para pacientes e acompanhantes, os capelães visitam cada leito de enfermaria fazendo evangelismo”.


SAIBA MAIS

Como participar

Equipe é composta por voluntários de igrejas treinados para fazerem parte da assistência religiosa. Os que querem participar do quadro de capelania do HMI e HMII precisam assinar um Termo de Adesão Voluntária para a prestação de assistência religiosa com a seguinte documentação: CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada, comprovante de condição de membro de instituição (igreja) há pelo menos seis meses, carteira de condição de capelão atualizada.

Interessados em cooperar podem ligar no (99)99201-1073.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.