Balneabilidade

Laudo da Sema aponta 14 trechos nas praias da Ilha impróprios para banho

Os trechos inadequados para o banho na Ponta d''Areia, de acordo com a Sema, ficam nas proximidades do Espigão e em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Trechos da orla seguem inadequados
Trechos da orla seguem inadequados (Praias)

Um novo laudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) constatou que há 14 trechos impróprios para o banho nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água e Araçagy.

Os trechos inadequados para o banho na Ponta d’Areia, de acordo com a Sema, ficam nas proximidades do Espigão e em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista. Na São Marcos, próximo a Praça do Pescador, barraca do Chef, posto de Guarda Vidas, em frente ao prédio verde e nas proximidades da barraca de jornal da Praça de Alimentação.

Na praia do Calhau, os trechos poluídos estão em à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da Caema e Círculo Militar, em frente à descida da Rua Altamira nas proximidades da Pousada Vela Mar e na descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça.

Os pontos impróprios para o banho da praia Olho d’Água estão em frente à descida da Rua São Geraldo, à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia. No Araçagy, os pontos poluídos estão localizados nas proximidades da rampa principal de acesso à praia e em frente ao bar da Atalaia.

Monitoramento

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 15 de fevereiro a 16 de março, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

De acordo com a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução CONAMA nº 274/2000. É importante destacar que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.