Eleições

De olho em 2022, lideranças iniciam movimentos partidários

Brandão deixou o Republicanos para filiar-se ao PSDB, em linha com estratégia de Flávio Dino; Weverton Rocha contra-atacou com Gil Cutrim

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Gil Cutrim)

SÃO LUÍS - Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, fica cada vez mais clara a disputa no grupo Flávio Dino (PCdoB) entre o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e o senador Weverton Rocha (PDT).

Nesta semana, o pedetista organizou o que se pode considerar um “contra-ataque” à recente manobra de Brandão – que deixou o Republicanos para filiar-se ao PSDB.

No primeiro movimento dessa batalha silenciosa, o agora tucano deixou o Republicanos para entrar no PSDB, na esteira de uma articulação maior, encabeçada pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

O comunista tem sido um dos artífices da construção de uma ampla frente nacional de centro-esquerda, e, ao mandar para o tucanato o seu vice-governador – e provável candidato ao governo -, ele leva de volta o partido a sua base e mostra que está disposto a dialogar com as lideranças nacionais da sigla.

A resposta de Weverton veio na semana seguinte. Nos últimos dias, ele garantiu a filiação do deputado federal Gil Cutrim – recém-saído do PDT – no Republicanos.

O ato ocorreu na quinta-feira, 18, em Brasília, com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); do presidente nacional do partido, Marcos Pereira; do presidente estadual da legenda, deputado federal Cleber Verde; e do líder do partido na Câmara, Jhonata de Jesus, além do próprio Weverton.

Com o desembarque de Cutrim na sigla, ficou ratificado que o Republicanos apoiará o projeto de candidatura do senador pedetista ao Governo do Maranhão, em 2022 – o que foi verbalizado no ato na capital federal, inclusive, pelas palavras de Marcos Pereira.

“Chego para somar, unir forças e fazer, junto com o presidente Cleber, o partido crescer cada vez mais no Maranhão. Além disso, hoje, ratificamos o apoio do Republicanos à pré-candidatura do senador Weverton ao Governo”, afirmou Cutrim, destacando o que considerou “papel fundamental” do pedetista na articulação que resultou na sua filiação.

A saída combinada do PDT e a entrada no Republicanos, com declarações públicas de apoio a Weverton no ano que vem, portanto, delimitam bem os campos em que estarão os dois principais candidatos do Palácios dos Leões em 2022.

Mais

Também aliado do Palácio dos Leões – e também pretenso candidato ao governo -, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anda sumido do noticiário político-eleitoral após virar alvo da Polícia Federal. De outro lado, o senador Roberto Rocha, que ainda não decidiu se será candidato a governador ou à releição para o Senado, ainda precisa definir um partido, após decidir deixar o PSDB, com a chegada de Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.