Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Provas foram adiadas

As provas dos concursos públicos para cargos na Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, com vagas inclusive para o Maranhão, foram adiadas. As novas datas, por enquanto, são dias 9 de maio (PF) e 23 de maio (PRF). Há 1500 vagas para agente da Polícia Rodoviária Federal e 1500 para os cargos de agente, delegado, escrivão e papiloscopista da Polícia Federal. As provas estavam previstas para serem aplicadas nos dois últimos domingos de março.

ACANTORA maranhense Anna Torres, há mais de vinte anos radicada em Paris, tem uma filha – Mariana – autista. E em apoio à campanha por maiores atenções a quem sofre de autismo, ela mandou fazer uma nova tatuagem e postou a novidade nas redes sociais
ACANTORA maranhense Anna Torres, há mais de vinte anos radicada em Paris, tem uma filha – Mariana – autista. E em apoio à campanha por maiores atenções a quem sofre de autismo, ela mandou fazer uma nova tatuagem e postou a novidade nas redes sociais

Pressão e impostos
É grande a pressão sobre o governador Flávio Dino para reduzir a alíquota de ICMS no Maranhão ou isentar empresas desse pagamento (em casos específicos), enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Esse assunto polêmico voltou a ser discutido depois que o governador assinou um Decreto fechando bares e restaurantes na região metropolitana de São Luís.
Apesar disso, ele liberou apenas mil reais de auxílio por estabelecimento.
Bem que Flávio Dino poderia seguir o exemplo de outros estados da região Nordeste, como Alagoas e Ceará, onde os governadores isentaram milhões em impostos de empresas que atuam nesse mesmo setor.

Precatórios
Em Brasília, o deputado federal Hildo Rocha manifestou-se a favor do pagamento de precatórios aos professores da rede pública de ensino.
Rocha disse que os precatórios devem ser pagos diretamente aos professores e professoras.
Segundo ele, quando a lei do Fundef foi criada (1998) previa que, pelo menos, 60% das receitas do fundo fossem utilizados para pagamento de professores.

Violência
O Maranhão registra altos índices de violência contra crianças e adolescentes. Em 2019, o Disque 100 recebeu 86.837 denúncias. Desse total, 38% referiam-se à negligência, 23% à violência psicológica, 21% à violência física e 19,6% à violência sexual.
A deputada estadual Mical Damasceno (PTB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro de violência praticada contra crianças e adolescentes em prontuário de atendimento médico.
Segundo a proposta, quando identificados indícios desse tipo de violência, a rede estadual de saúde deve registrar o fato no prontuário, a ser encaminhado, em até 48 horas, à autoridade policial.

Em Timon
A Secretaria Judicial Única Digital do polo de Timon alcançou, este ano, a marca de mais de 100 mil atos praticados em pouco mais de dois meses de funcionamento.
Entre o retorno das atividades forenses, em 7 de janeiro de 2021, até o dia 16 de março, foram realizados 106.418 atos processuais pelos servidores da unidade: 75.936 tarefas e 30.482 movimentações processuais.
A produtividade da equipe, coordenada pelo juiz Weliton Sousa Carvalho, vem apresentando crescimento médio mensal, entre 30 e 40% desde dezembro de 2020 e tem sido considerada pela direção como “um grande feito”, principalmente, considerando a inauguração recente da unidade, em 3 de dezembro de 2020.

TRIVIAL VARIADO

Empresa de tecnologia em serviços financeiros, a Stone abriu novas oportunidades de emprego em São Luís. As vagas são para o time comercial externo da fintech, que busca pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil.

Tome nota: para se candidatar a uma dessas vagas, basta acessar o site e se inscrever. Não há data limite para realizar a inscrição no portal.

Eleições 2022: no Maranhão, o nome da atual prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, candidata de Bolsonaro em 2018, foi mais uma vez levantado como um dos mais fortes da oposição para a disputa.

As atividades presenciais no Judiciário maranhense estão suspensas até o dia 15 de abril, após edição de portaria pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo.

O Congresso Nacional manteve a indenização de 50 mil reais a profissionais de saúde incapacitados permanentemente em virtude de contato com o novo coronavírus durante o exercício da profissão.

Enquanto a Federação Paulista de Futebol se organiza nos bastidores para transferir as partidas do Campeonato Paulista para outro Estado, pelo Brasil afora a suspensão de torneios regionais por causa da pandemia está afetando oito competições. Sete disputas estão paralisadas totalmente e uma de maneira parcial.

A Prefeitura de São Luís está realizando inspeções técnicas preventivas em casarões no Centro Histórico, para fazer um levantamento das condições estruturais dos imóveis.

O processo de vacinação em São Luís continua no Multicenter Sebrae e no drive-thru da Universidade Federal do Maranhão. Só que as vacinas para os idosos de 70 a 74 anos parevem ter ficado no meio do cominho.

Com aval do presidente da República, Jair Bolsonaro, deputados federais rejeitaram um veto do próprio chefe da Nação para anular dívidas tributárias de igrejas acumuladas após fiscalizações e multas aplicadas pela Receita Federal. Agora, a votação depende do Senado.

A empresária Jacira Haickel está entre as mulheres convidadas para apresentar seus cases de sucesso na primeira edição do Bolsa Para Mulher, programa de Educação Continuada para Mulheres, que acontece neste sábado, de forma online.

Importante: o evento, idealizado pela Alphaways, escritório credenciado à XP Investimentos, tem apoio da Associação Comercial do Maranhão, por meio da ACM Mulher, e da educadora financeira Núbia Souza.

DE RELANCE

Dia da Água
Em alusão ao Dia Mundial da Água, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Oceanografia e Limnologia, realizará um webinário na próxima segunda-feira, com a temática “Desafios para a Gestão dos Recursos Hídricos no Norte e Nordeste do Brasil”. O mediador será o professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia e pró-reitor de Assistência Estudantil da UFMA, Leonardo Soares.

Dia da Água...2
O objetivo do evento é discutir aspectos relacionados à gestão dos recursos hídricos de duas regiões que fazem divisa com o Maranhão. De um lado, a região Norte, com sua abundância hídrica, diretamente influenciada pelo Rio Amazonas e seus afluentes. Do outro, a Região Nordeste, com uma intensa escassez, ocasionada pela baixa vazão das suas bacias hidrográficas.

Senac lança Programa Ecos
Lançado o programa de sustentabilidade voltado aos empregados do Senac em todo o Maranhão. Trata-se do Ecos, criado em 2010 no Sesc Nacional. Em seguida, chegou também ao Senac Nacional e à Confederação Nacional do Comércio. O programa visa mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os empregados.

Clube de Autores
No último dia 16 de março, completou um ano em que as primeiras medidas de restrição foram adotadas e o distanciamento social começou no Brasil, por conta da pandemia de Covid-19. Neste momento, onde o mundo precisou se reinventar, o Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, abriu caminho para cerca de 200 novos autores e chegou a uma média de mil livros publicados por mês. A mudança de comportamento de leitores também impactou no mercado de vendas da plataforma, que cresceu 55% comparado ao ano de 2019. Atualmente, o Clube de Autores possui 72 mil títulos. Desse número, quase 15 mil foram publicados durante a pandemia.

Chuva e problemas
Para alguns, chuva é bênção de Deus. Para outros, um sério problema nesta época do ano. O poder público, por seu turno, faz o que pode para evitar tragédias. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, por exemplo, reforçou as ações de prevenção em bairros da Capital. Foram identificadas 66 áreas de risco mapeadas no Plano de Contingência 2021. Esta semana, a Defesa Civil esteve no bairro Alemanha, logo após o deslizamento de parte de uma barreira. Imediatamente, os agentes tomaram algumas providências, no sentido de minimizar os impactos decorrentes.

Apelo por máscaras
Parte da população de São Luís ainda se recusa a usar máscaras, apesar do agravamento da pandemia. O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, médico e vereador Dr. Gutemberg, fez até um apelo à população maranhense, para que todos continuem tomando as medidas de proteção contra a Covid-19, especialmente agora, com a alta taxa de transmissão da doença e o aumento da ocupação de leitos nos hospitais públicos e privados da capital.

Blitz do Turismo
A Blitz do Turismo prossegue com ações de manutenção e conservação das extensões das Avenidas Litorânea, Espigão Costeiro e Via Expressa. A previsão de conclusão é 27 de março. Nesses últimos dias foram realizados serviços como capina, roçagem, retirada de entulhos, varrição e recolhimento do lixo, ao longo de 6 quilômetros da Avenida Litorânea, que é um dos cartões-postais mais visitados de São Luís. Nesta época do ano, a vegetação está propensa a crescer com mais intensidade devido ao clima úmido, por conta das intensas chuvas que estão caindo em toda região.

Cuidado com os buracos
Nesta época do ano, condutores de veículos que trafegam em São Luís devem ficar atentos e olhar a distância, porque sempre há “pedras no meio caminho". Esta semana, viralizou nas redes sociais um buraco aberto na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Vinhais, por sua profundidade e perigo que oferecia aos motoristas. A Prefeitura de São Luís, que já havia sinalizado o local, iniciou os serviços de reparos para que o trânsito voltasse a fluir normalmente.

Para escrever na pedra:
“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”. De Mário Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.