Entorpecentes

Bando de tráfico é desarticulado na Operação Parasitas

Ação da Senarc resultou na prisão de 17 criminosos; presos de Pedrinhas participam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (droga)

São Luís - Dezessete pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Operação Parasitas, deflagrada ontem pela Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), na capital e no interior. Segundo a polícia, o cerco tinha o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para a venda de drogas, com atuação interestadual, que conta com apoio de custodiados de Pedrinhas, e em menos de dois anos movimentou quase uma tonelada de entorpecentes.

O superintendente da Senarc, delegado Breno Galdino, contou que os policiais começaram as incursões nas primeiras horas de ontem. Na capital, houve ações no bairro do São Francisco, Gapara, Vila Embratel e o cumprimento de seis mandados de prisão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os presos foram levados para a sede da Senarc, no Bairro de Fátima. “Os mandados de prisão cumpridos em Pedrinhas foram em desfavor de custodiados suspeitos de integrarem essa organização criminosa e já estão presos por outros tipos de crimes”, explicou o delegado.

Ele ainda informou que, além da capital, houve incursões nas cidades de Alto Alegre do Maranhão, Itapecuru-Mirim, Codó, Coroatá e Barra do Corda. Em Codó, os policiais encontraram quatro armas de fogo em poder de um dos detidos. “Um dos presos de Codó também vai responder pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, porque, estava com arma de fogo”, frisou o delegado.

Investigação
Breno Galdino disse que os passos dos integrantes dessa organização criminosa vinham sendo monitorados há dois anos pela equipe da Senarc. No decorrer da investigação, os policiais conseguiram efetuar prisões de alguns criminosos e apreenderam cerca de uma tonelada de droga entre maconha, cocaína e crack.

A maior parte do material apreendido estava em poder de “mulas”, que são pessoas pagas pelo líder do bando para fazer o transporte do material ilícito. Ainda de acordo com o delegado, os criminosos traziam a droga do estado de Goiás para ser distribuída no interior do estado como também nas bocas de fumo da Grande Ilha.

Ainda durante o trabalho investigativo, os policiais constataram que havia, pelo menos, seis internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas que participavam desse ato criminoso e tinham o apoio de terceiros. “O trabalho investigativo vai continuar para efetuar a prisão de outros envolvidos dessa empreitada criminosa”, afirmou o superintendente da Senarc.

Operação Integração
Os policiais federais, com o apoio do Gaeco/MA, realizaram a Operação Integração II, no último dia 16, com o objetivo de prender integrantes de um bando criminoso, que atua em Timon e na capital piauense, especializado em tráfico internacional de droga como ainda suspeito de utilizar documentos falsos para aquisição de armas de fogo.

A polícia informou que durante o cerco policial foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão expedidos pelo juízo da 3ª vara da seção judiciária federal do Piauí e da 3ª vara da comarca de Mirassol D’Oeste do Mato Grosso. Também foram apreendidos uma pistola, mais de mil munições, diversos documentos e uma quantia de R$ 9 mil.

No curso da investigação, a polícia constatou que um dos membros da organização criminosa, que havia adquirido arma de fogo utilizando documentos falsos, é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão no estado do Mato Grosso e era foragido da Justiça de Teresina, no Piauí, desde o ano de 2013.

Delivery
Um casal, de nome não revelado, foi preso ontem em flagrante suspeito de comercializar droga na cidade de Tutóia utilizando o sistema delivery. A polícia informou que os detidos foram encaminhados para a unidade prisional onde vão ficar à disposição do Poder Judiciário.

Os policiais fizeram uma revista na residência do casal, localizada na área central de Tutóia, e encontraram várias pedras de crack, papelotes de cocaína, material para embalar entorpecente e uma motocicleta que era utilizada para fazer a entrega do material ilícito. Ainda de acordo com a polícia, o homem preso nesta ação já possui passagem pelo crime de tentativa de homicídio, ocorrido nessa cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.